ÚLTIMAS

FAIAL | Freguesia de Pedro Miguel, na Horta, “vira a página e resgata a sua memória” com nova igreja

© Governo dos Açores
533views

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, em representação do Presidente do Governo, participou no domingo na Solene Dedicação da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda, na freguesia de Pedro Miguel, concelho da Horta, ilha do Faial.

Esta foi uma cerimónia que abriu as portas à nova igreja daquela freguesia, após ter sido destruída há 25 anos pelo sismo que afetou a ilha na madrugada de 9 de julho de 1998.

A governante realçou a importância desta obra para aquela localidade da ilha do Faial, afirmando que, “com a nova igreja, a freguesia de Pedro Miguel pode virar a página e resgatar a sua memória”.

O novo templo é um dos dois últimos a reconstruir de um total de 13 igrejas afetadas pelo sismo de 1998, que destruiu 75% do parque habitacional da ilha.

A obra em questão representou um investimento global de cerca de 2,5 milhões de euros, cerca de 1,7 milhões dos quais suportados pelo Governo dos Açores, no âmbito do protocolo assinado com o Diocese de Angra e Ilhas dos Açores com vista à recuperação dos templos das ilhas Faial e Pico.

Foi na sequência do referido protocolo que a Região se comprometeu a pagar 75% do empréstimo bancário e os juros do capital, na íntegra, nos primeiros dois terços da duração do financiamento, enquanto as paróquias ficam responsáveis pelo pagamento dos restantes 25%.

A nova igreja foi construída de raiz e tem capacidade para 180 pessoas sentadas. O projeto de arquitetura é da autoria do arquiteto madeirense João da Cunha Paredes, que assina o projeto de várias igrejas construídas na Diocese do Funchal e no continente.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.