ÚLTIMAS

FAIAL | Deputados socialistas congratulam-se com transferência da República para aumento da pista do aeroporto da Horta

318views

Os deputados do Partido Socialista congratularam-se com a transferência do montante assumido pelo Governo da República para financiamento do projeto de execução do aumento da pista do aeroporto da Horta, salientando, a este propósito, “ser mais um passo para a concretização de uma aspiração e compromisso de longa data”.

De acordo com João Castro, deputado socialista eleito pela Região à Assembleia da República, “esta é, obviamente, uma notícia que muito saudamos, por representar, desde logo, o cumprimento, por parte do Governo da República, de mais um compromisso assumido para com os Açores”.

Relembrando que o aeroporto tem sido, consecutivamente, alvo de penalizações devido à dimensão da sua pista, nomeadamente “na ligação ao continente português (Horta/Lisboa), no número de passageiros, na bagagem, na carga e no combustível”, criando ainda graves constrangimentos na rentabilidade, regularidade e serviços associados da operação aeroportuária, o socialista salientou que a concretização do aumento da pista será fundamental para que venha a ser garantida “a persecução do princípio da continuidade territorial e da mobilidade de pessoas e carga na Região Autónoma dos Açores”.

Apesar dos obstáculos que este processo sofreu ao longo dos anos, João Castro saudou ter sido pela ação do Partido Socialista que a ampliação da pista do aeroporto da Horta voltou a estar no centro da agenda política, “não só pela sua inclusão no Plano Nacional de Investimentos, mas, também, com a inclusão de um artigo no Orçamento de Estado, dotado para esta intervenção”.

Agora, e com a transferência de 1,2 milhões de euros para a Câmara Municipal da Horta, “o Governo da República honrou o compromisso eleitoral, expresso em sede de Orçamento de Estado”, referiu o parlamentar.

“É com satisfação que assistimos ao facto de o Governo da República, da responsabilidade do Partido Socialista, estar a cumprir com diversos compromissos em relação à Região Autónoma dos Açores”, manifestou o deputado do PS/Açores, para salientar ser este um governo “responsável e que mais uma vez demonstra a sua credibilidade no relacionamento com as Autonomias Regionais, no respeito pelas competências próprias, bem como dos compromissos assumidos”.

PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.