ÚLTIMASXTB

ATUALIDADE | Filme coproduzido por MiratecArts é 2.º na lista dos melhores do ano na Croácia

656views

Toma Zidić filmou os Açores durante três anos a preparar o documentário ´A Vaguear pelo Oceano ́. O filme estreou na edição de 2022 do Montanha Pico Festival, antes de seguir para festivais de cinema no mundo, incluindo o seu país de residência, a Croácia. Top 10: Os melhores documentários croatas em 2022, é a lista publicada na plataforma dokumentarni, pelo mais respeitado crítico do sector, Hrvoje Krstičević. ´A Vaguear pelo Oceano´ entra na lista no segundo lugar, o que surpreendeu o cineasta. “Foi uma surpresa incrível ter sido colocado na lista, pelo meu primeiro filme longa, um trabalho que é muito íntimo para mim e fez repensar a vida. A experiência nos Açores mudou a minha vida. Foi muito difícil voltar à rotina na Croácia. Tive que mudar da cidade para o campo. Estou com saudades dos Açores e agradeço a todas as pessoas que fizeram parte deste processo. Quero voltar às ilhas dos Açores, sinto uma conexão inexplicável.” 

Hrvoje nota que a obra é “Um filme especial para o realizador croata em todos os sentidos; e especial para documentários croatas, por ser um trabalho sem âncoras de gênero estritamente definidas. Filmado nas ilhas portuguesas dos Açores, no meio do Oceano Atlântico, Zidić contribui para a beleza sobrenatural da paisagem ao falar com os anfitriões sobre temas completamente diferentes, de forma orgânica, discreta, como amigos que se conhecem há décadas. O filme é uma meditação sobre a complicada relação do Homem com a natureza, mas também consigo mesmo.” 

Tudo começou com uma residência artística na MiratecArts. “Em novembro de 2018, descobri os Açores através do concurso para um programa de Residência Artística no festival Montanha,” explica Toma  Zidić. “Depois de mais de três anos de dedicação a esta história, admito que foram os Açores que me descobriram e ao mesmo tempo convidaram-me, um chamado espiritual profundo que eu precisava atender.”

MiratecArts congratula o realizador e promete voltar a apresentar, no grande ecrã, esta obra que o diretor artístico da associação, Terry Costa, notou ser “um poema em movimento dedicado às ilhas pelo qual o cineasta se apaixonou.” 

MiratecArts apoia artistas açorianos através da rede disponível via miratecarts.com e programação na região, assim como abraça artistas estrangeiros que desejam trabalhar nos Açores. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.