DIÁSPORA

EUA | Diáspora. Artur Lima quer mais eleitos de ascendência açoriana na Califórnia

© Governo dos Açores
494views

O Vice-Presidente do Governo dos Açores defendeu na quinta-feira, na Califórnia, “a importância de ter mais californianos de ascendência açoriana eleitos para diferentes cargos públicos” no maior estado da costa oeste dos Estados Unidos da América.

Artur Lima falava num encontro que manteve com meia centena de luso-eleitos e líderes comunitários, promovido pela California Portuguese American Coalition, na capital estadual de Sacramento.

O governante manifestou o desejo de que “mais eleitos de ascendência açoriana possam desenvolver contatos regulares com os Açores, construindo novas pontes entre a Região Autónoma e o Estado da Califórnia”.

Neste âmbito, Artur Lima destacou a necessidade de dar “maior sentido prático” à Resolução de 2002 que proclamou a Califórnia como estado-irmão da Região Autónoma dos Açores, “desenvolvendo novas formas de cooperação em áreas como a tecnologia, energia sustentável, turismo e afinidades culturais”.

O Vice-Presidente do Governo aproveitou o seu encontro com os políticos e dirigentes californianos de ascendência açoriana para sublinhar a importância estratégica que os Açores têm para os Estados Unidos da América, designadamente, com a Base das Lajes, na ilha Terceira.

Por outro lado, Artur Lima destacou igualmente a relevância da própria comunidade açoriana na Califórnia, “a maior dos Estados Unidos”, uma vez que “mais de 90% dos 350.000 californianos que se identificam como portugueses têm raízes nos Açores”.

O vice-presidente do executivo açoriano foi o convidado de honra do almoço que reuniu os principais políticos eleitos e dirigentes associativos da comunidade açoriana em Sacramento, na sequência da aprovação de uma resolução da Assembleia Legislativa e do Senado Estadual que proclamou o dia 29 de maio como o Dia dos Açores na Califórnia.

A Coligação Luso-Americana da Califórnia, que organizou o encontro, foi elogiada por Artur Lima pelo projeto que desenvolve no âmbito do seu recém-criado grupo “Friends of the Azores”, promovendo oportunidades de cooperação a nível político, educacional, tecnológico, energético e cultural, “com vantagem reconhecida para ambas as partes”.

Artur Lima desenvolve contatos institucionais nas cidades de Sacramento, São Francisco e São José, em representação do Presidente do Governo dos Açores, acompanhado pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, o Conselheiro da Diáspora Açoriana eleito pelo Estado da Califórnia, Zeto Carvalho, e o presidente da Coligação Luso-Americana da Califórnia, Diniz Borges.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.