DIÁSPORA | “Portuguese Bands of California 1898-2023” , de Tony Goulart, destaca músicos Topenses que emigraram (c/reportagem)
“Portuguese Bands of California 1898-2023” é a mais recente obra de Tony Goulart, que aborda a história das bandas portuguesas no estado da Califórnia. O autor, com origens na ilha do Pico e residência na Califórnia, destaca neste livro os diversos açorianos que desempenharam um papel fundamental na origem e fundação de mais de 20% das bandas portuguesas na Califórnia. Entre os nomes de destaque, destacam-se dois topenses na narrativa de Tony Goulart: José Paulino da Silveira e Costa e Eleutério Borba, ambos provenientes de distintas vagas da emigração açoriana para a Califórnia.
Atualmente, no estado da Califórnia, algumas bandas filarmónicas enfrentam desafios, quer seja na formação ou na atração de novas gerações para se juntarem às suas fileiras. De acordo com Tony Goulart, esta dificuldade surge devido à multiplicidade de oportunidades e escolhas disponíveis nas grandes cidades, o que afasta os jovens. As bandas filarmónicas na Califórnia terão de se reinventar para preservar este legado cultural, que, por ora, não se encontra em risco de extinção. Para os interessados, existem diversas formas de adquirir um exemplar de “Portuguese Bands of California 1898-2023”, o recente lançamento de Tony Goulart.