DIÁSPORAÚLTIMAS

DIÁSPORA | Intercâmbio entre os Açores e a Califórnia

498views

A Fundação das cidades irmãs, Tulare-Angra do Heroísmo, estabelecida em 1966, a mais antiga geminação de uma cidade portuguesa com uma cidade americana, acaba de reatar o seu festival anual de sopas regionais com a finalidade de apoiar o programa de intercâmbio da faculdade de ciências agrárias da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, com o núcleo da ilha Terceira da Universidade dos Açores.

Depois de estar suspendo durante os dois anos da pandemia, o programa de intercâmbio reata este ano, com a ida de 4 alunos de Fresno para Angra, em junho deste ano, e 4 alunos de Angra para Fresno, em janeiro de 2024.   

O jantar contou com a participação de duzentas pessoas, no qual o novo Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Professor Dr. Ralston St. Hillaire foi o orador da noite.  Para este investigador, as experiências que os alunos adquirem em ambos os landós do atlântico são importantes para ambas as universidades.  O Professor St. Hillaire, que nasceu e foi criado na ilha de Granada nas Caraíbas, e estudou em Puerto Rico, salientou que como muitos na sala, ou os pais daqueles presentes, também é emigrante para os EUA, mostrou interesse em conhecer os Açores e agradeceu a dedicação a este projeto pela parte dos diretores e membros desta fundação.

Neste jantar o grupo de forcados Aposento Amadores de Turlock fez uma generosa oferta de dois mil dólares para a apoiar este projeto de intercâmbio.  Há ainda a salientar que este intercâmbio, que foi começado com o apoio da FLAD, nos últimos anos só tem possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Angra, da família de Helder Domingos de Fresno e da Tulare-Angra Sister City Foundation. 

Para Carmen Pinheiro, presidente da fundação das cidades irmãs, este evento é um dos pilares da fundação porque os intercâmbios entre os mais jovens estão na base do movimento das geminações.

Leave a Response