A marca “Artesanato dos Açores” está a ser divulgada no programa “Azores em Destaque”, emitido no canal de televisão Correio da Manhã Canadá (CMCTV), para uma audiência de meio milhão de portugueses que vivem naquele país.
A inclusão do “Artesanato dos Açores” na nova temporada do “Azores em Destaque” resulta da parceria entre a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), e a CMCTV, com vista à promoção e divulgação das produções mais genuínas de cada uma das nove ilhas da Região e certificadas pela marca “Artesanato dos Açores”.
Ao longo de 26 programas são reveladas histórias de 26 artesãos e artesãs, de 26 atividades tradicionais e identitárias da cultura açoriana como os bordados, a cerâmica, a cestaria de vimes, a escama de peixe ou a tecelagem, de 26 Unidades de Produção Artesanal, que confecionam peças de excecional valor histórico e cultural como a Viola da Terra, os Registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres, os Presépios da Lapinha, as Fechaduras de Madeira e as Boinas de Lã do Corvo.
O “Azores em Destaque” é emitido aos domingos, em horário nobre, após o “Jornal da Noite Canadá” da CMCTV e às 11h00, na City TV, podendo ainda ser acompanhados online no Facebook da CMCTV Canadá.
Em cada programa é também emitida uma rúbrica dedicada à “Marca Açores”.
A produção conjunta CADA/CMCTV Canadá vai permitir que os vídeos emitidos em cada programa sejam disponibilizados na nova plataforma digital do Artesanato dos Açores, que deverá estar concluída até ao final do ano e que será um instrumento fundamental na transição digital e na abertura de novos canais de comunicação e consequente alargamento do conhecimento, promoção e valorização das artes ofícios tradicionais dos Açores.
A marca “Artesanato dos Açores” conta com 115 Unidades Produtivas Artesanais com o selo de certificação e com um espaço exclusivo de exposição, promoção e comercialização na Azores in a Box, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.
GRA/RÁDIOILHÉU