Respeitando o progresso do presente
E honrando as tradições do seu passado.
Alfred Lewis in Esperança, 1974
O Instituto Português Além-Fronteiras, PBBI da universidade estadual da Califórnia em Fresno lançará a 15 de fevereiro uma série de leituras bilingues com poetas da Diáspora e de países de língua portuguesa. A Alfred Lewis Bilingual Poetry Reading Series trará ênfase à criatividade da diáspora de origem lusófona nos EUA e Canadá, destacando, entre outros, poetas com raízes na Região Autónoma dos Açores. Serão curadores desta nova série: Diniz Borges, diretor do Instituto e Rosangelina Baptista, poeta lusófona residente no estado da Florida.
Vivem nos EUA e no Canadá mais de 4 milhões de pessoas com raízes no mundo lusófono. A poesia é um excelente meio estético para fortalecer as narrativas da experiência multicultural dos escritores da diáspora e faz parte de uma longa tradição da criatividade literária nos países lusófonos. A leitura dos trabalhos publicados em ambas as línguas, dá uma outra projeção às obras publicadas, trazendo ao leitor a perspetiva de vínculos de pertença e o sentido da universalidade da língua portuguesa dispersa pelas diásporas do mundo lusófono nos EUA e no Canadá.
As leituras, além de contribuírem para a inspiração de novos talentos que emergem na nossa diáspora, unirão as nossas comunidades em torno da língua e dos valores culturais dos nossos antepassados, dando-nos novas perspetivas comunitárias para enfrentarmos as crises do mundo contemporâneo e fortalecermos a nossa identidade e a nossa presença no multiculturalismo americano e canadiano.
Este ciclo é dedicado ao açor-americano Alfred Lewis, poeta nascido na ilha das Flores em 1902, que emigrou para Atwater na Califórnia aos 19 anos, e viveu no Vale de São Joaquim toda a sua vida, falecendo em 1977 na cidade de Los Banos. Alfred Lewis escreveu vários livros, textos dramáticos, contos e mais de 200 poemas. Foi diretor do jornal O Lavrador Português e colaborador de muitos jornais portugueses no estado da Califórnia. Foi um escritor totalmente bilingue, escrevendo em inglês e português, com obras como Home is na Island, publicada pela Random House e reconhecida pelo jornal New York Times. Postumamente foi publicada uma coletânea com 200 poemas coordenada pelo Professor Donral Warrin e o romance Sixty Acres and a Barn pela Tagus Press,
A primeira sessão, a 15 de fevereiro, contará com a poesia em português e em inglês de Paula Neves, Sam Pereira, Rosangelina Baptista, Scott Edward Anderson e o poeta convidado de Portugal, Alberto Pereira.
DB/PBBI/RÁDIOILHÉU