ÚLTIMAS

CORVO | USI inaugura domingo estrutura de campanha adaptada ao apoio civil

413views

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Corvo irá  inaugurar, no próximo dia 26, pelas 16h00, uma estrutura de campanha adaptada ao apoio  civil, com vista a assegurar, de forma continuada e segura, os cuidados de saúde na ilha  do Corvo, salvaguardando o conforto dos utentes, enquanto ocorrer a empreitada de  requalificação da Unidade de Saúde da Ilha do Corvo. 

A solução encontrada, em conjunto com as Forças Armadas, cumpre com a  legislação da saúde pública que confere a salubridade e a segurança microbiana dos  espaços, e passou pela instalação de estruturas de campanha adaptadas ao apoio civil,  constituídas por três tendas, sendo duas delas para utilização clínica e uma última para  apoio clínico.  

Todos os espaços foram equipados com ar-condicionado com filtros HEPA, que  aumentam significativamente a qualidade do ar, filtrando vírus e bactérias dentro da  estrutura e não permitindo a deslocação destes para o exterior. 

As tendas de campanha foram instaladas, numa missão atribuída à zona militar  dos Açores pelo Agrupamento Sanitário do Exército, no interior do edifício Multiusos do  Corvo devido ao clima que se verifica na ilha ao longo do ano, de forma a aumentar o  período de utilização daquela estrutura, enquanto durar a empreitada requalificação do  edifício da Unidade de Saúde da Ilha do Corvo. No mesmo edifício funcionarão o  Conselho de Administração e o Secretariado da Unidade de Saúde. Na zona exterior do  edifício funcionará o serviço de fisioterapia, também num espaço provisório. 

Uma vez que as novas instalações se encontram a alguma distância do centro da  vila, este Conselho de Administração realizou um protocolo com a Santa Casa da  Misericórdia do Corvo para o transporte, numa viatura adaptada, de forma gratuita, dos utentes com mobilidade reduzida, entre o seu domicílio e as instalações provisórias da  USIC, bastando, para isso, efetuar o pedido telefonicamente aos serviços administrativos  no dia anterior à consulta. 

Todas as valências que anteriormente eram desenvolvidas continuarão a sê-lo no  novo espaço provisório. 

USIC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.