ÚLTIMAS

AÇORES | Europa demonstrou capacidade de reação no apoio à Ucrânia, sublinha João Castro

284views

O deputado do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República, João Castro, destacou, a reação que a Europa tem vindo a demonstrar no apoio à Ucrânia.

O socialista, que integrou a representação de Portugal, no âmbito da sessão plenária de inverno da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (APOSCE), que decorre em Viena, salientou, a este propósito, “ter sido uma resposta coesa, unida e amplamente percebida pelos cidadãos”.

Na ocasião, e passado um ano da invasão da Rússia à Ucrânia, o parlamentar destacou a “nova realidade geopolítica” originada pela guerra, sublinhando, assim, “a pertinência e o relevo desta sessão plenária bem como dos princípios decorrentes da Organização para a Segurança e Cooperação da Europa”.

“Infelizmente, para todos nós, falhou o desígnio da Paz, mas esperamos chegar a tempo de corrigir este erro e este desrespeito pelo direito e convenções internacionais”, frisou o socialista, para reforçar a reação concertada da Europa e do Mundo “sobretudo num curto prazo, decorrentes da crise alimentar, da crise energética e da subida generalizada dos custos de vida”.

João Castro considerou, ainda, que no longo prazo a situação é ainda mais complexa, face aos impactos ainda por determinar e ao desafio da crise energética e da inflação.

A este propósito, o deputado socialista defendeu a manutenção “das sanções à Rússia, a ajuda à Ucrânia, bem como a abertura a receber refugiados, com políticas de solidariedade dirigidas aos afetados pela violência, assegurando à Europa um papel na resolução deste conflito, bem como na cooperação posterior que se perspetiva necessária, até pela expetativa de integração da Ucrânia na União Europeia”.

Segundo João Castro, à Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, que decorre até hoje, em Viena, “cabe manter os espaços de diálogo no sentido de encontrar, em conjunto com a Ucrânia, as condições necessárias para o restabelecimento da Paz”.

PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.