O Governo Regional procedeu à requalificação da loja da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão e do balcão da Segurança Social na ilha do Corvo, espaços que se encontravam bastante degradados. A intervenção teve um custo de cerca de 100 mil euros.
Esta intervenção ocorreu no âmbito da estratégia que o Governo Regional está a implementar, em toda a Região, no sentido de recuperar as infraestruturas existentes e modernizar os equipamentos disponíveis para atendimento ao público.
Na perspetiva do Grupo Parlamentar do PPM, este é um modo de atuação que se impõe e que marca uma rutura com a forma de proceder dos anteriores governos do Partido Socialista, que em nenhum momento se preocuparam com a manutenção e recuperação das infraestruturas que construíam.
No caso da RIAC é necessário ainda salientar a enorme melhoria salarial, que voltará a suceder, a partir de 1 de janeiro de 2024, implementada pelo atual Governo Regional, que se consubstancia num aumento de 20% da base da carreira, de acordo com o Decreto Legislativo Regional n.º 37/2021/A, de 15 de dezembro, que abaixo se reproduz:
“O valor do suplemento remuneratório referido no número anterior é fixado nos seguintes termos:
- 10 % da base da carreira a partir de 1 de janeiro de 2022;
- 15 % da base da carreira a partir de 1 de janeiro de 2023;
- 20 % da base da carreira a partir de 1 de janeiro de 2024.”
A melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores da administração regional e das entidades autónomas e o aumento da sua remuneração têm, como finalidade, a melhoria do serviço prestado às populações, algo que é notório.
O Grupo Parlamentar do PPM incentiva o Governo Regional a continuar a implementar esta estratégia, que contrasta fortemente com o que sucedia anteriormente a nível do Governo Regional socialista e com o abandono a que estão votados os edifícios e os trabalhadores do Estado por parte do Governo socialista de António Costa.
PPM/RÁDIOILHÉU