DIÁSPORA

CALIFÓRNIA | Antologia com Vozes Poéticas dos Açores e da Diáspora

509views

A editora Bruma Publications da Califórnia, em colaboração com a editora Letras Lavadas nos Açores, acaba de publicar uma nova antologia de poetas açorianos e açor-descendentes.  Com tradução e organização de Diniz Borges, a antologia bilingue Into the Azorean Sea contém 103 poetas dos Acores e da Diáspora, incluindo como parte da literatura açoriana poetas açor-descendentes de segunda, terceira e quarta gerações.

A antologia contém várias gerações e vários estilos poéticos e inclui algumas das novas vozes da poesia açoriana na Região e na Diáspora.  Segundo Diniz Borges, espera-se que esta antologia, linha de várias outras já publicadas, tal como a The Sea Within de George Monteiro, Voices from the Islands de John Kinsella e a antologia On a Leaf of Blue que Diniz Borges havia publicado há 20 anos na Universidade da califórnia em Berkeley.   

A nova antologia será lançada no dia 27 de abril no Centro Cultural Natália Correia pelas 18h00, com apresentação do critico literário Vamberto Freitas e um momento musical com a presença de Rui Faria. 

Bruma Publications é o projeto editorial do Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI) sediado na Universidade do Estado da Califórnia, Fresno, como parte integrante da University Press.  Dedica-se à publicação de obras, incluindo traduções, de cariz educativo e cultural, com o objetivo de registar a experiência luso-americana na Califórnia e no oeste americano, a ligação com os Açores e o mundo lusófono, trazendo e divulgando no continente norte-americano, através da tradução, a literatura açoriana junto da Diáspora e o público em geral. 

A edição da anotologia Into the Azorean Sea, é uma coedição com a Letras Lavadas nos Açores, que fará a distribuição em Portugal e a Bruma e University Press aqui nos EUA.  

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.