AGENDA

Biblioteca Pública João José da Graça, na Horta, apresenta exposição “A Europa Começa Aqui”

122views

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, apresenta até 12 de abril a exposição “A Europa Começa Aqui!”, que visa divulgar a ‘Marca do Património Europeu’ (MPE) e os 38 bens culturais classificados até agora com esta distinção.

Esta exposição procura reforçar o sentimento de pertença à União Europeia e enfatizar os valores e elementos comuns da história e do património cultural, e como a MPE pretende valorizar a diversidade das nações e das regiões que compõem o quadro geográfico europeu, procurando, ao mesmo tempo, incrementar o diálogo intercultural.

Em itinerância nacional, esta exposição, concebida pela Comissão Europeia, aposta na fotografia como modo de comunicar o espírito da distinção da MPE.

O visitante pode, assim, ter contacto com conteúdos visuais associados ao bem cultural classificado, acompanhados por uma sinopse explicativa que o enquadra no que respeita ao seu valor simbólico e papel na história e cultura da Europa ou na construção da União Europeia.

Portugal conta atualmente com três bens classificados com a MPE, nomeadamente a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a Carta de Abolição da Pena de Morte (1867), à guarda do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, e ainda o Promontório de Sagres.

A estes três bens culturais nacionais poderá vir a juntar-se o Património Arqueológico Subaquático dos Açores, que é, juntamente com as Linhas de Torres, uma das candidaturas portuguesas à chancela da MPE.

GaCS/DRC

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.