O Governo Regional dos Açores iniciou hoje a sua visita estatutária anual a São Jorge, começando os três dias de trabalho com uma reunião com a Câmara das Velas, onde foram analisados vários elementos do desenvolvimento da ilha e do município do Triângulo.
Após o encontro, José Manuel Bolieiro lembrou aos jornalistas o trabalho desenvolvido no ano passado aquando da crise sismovulcânica na ilha, e sublinhou os avanços de São Jorge em áreas como a economia ou o turismo, que “bateu recordes”.
“Constatámos e avaliámos a boa gestão da decisão política quanto às consequências de caráter social e económico. Hoje há uma pujança na economia de São Jorge”, frisou o Presidente do Governo, falando do ramo turístico mas também de setores mais tradicionais como a agricultura.
Acessibilidades aéreas e marítimas foram também abordadas na reunião com o município das Velas, presidido por Luís Silveira, tendo sido também analisado o estado dos caminhos florestais nas Velas ou o ordenamento do porto do município.
“Notamos um resultado muito positivo e cooperante com a autarquia. Deixo um reconhecimento ao município de Velas”, prosseguiu o governante, valorizando ainda os diversos contratos ARAAL firmados com o concelho.
A visita estatutária a São Jorge, que acaba na quinta-feira, terá ainda várias iniciativas pela frente, entre elas a tradicional reunião do Conselho de Ilha, a reunião com a outra autarquia da ilha – Calheta –, a inauguração do novo Centro de Saúde das Velas ou uma reunião do Conselho do Governo.
GRA/RÁDIOILHÉU