ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Ultraperiferia dos Açores deve ser considerada nos apoios à Saúde, frisa Clélio Meneses em Bruxelas

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD
389views

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, defendeu hoje, em Bruxelas, que “a condição de ultraperiferia dos Açores deve ser tida em conta nos apoios à Saúde”, de acordo com o Tratado de Funcionamento da União Europeia.

Falando esta manhã como orador principal na conferência “Igualdade no acesso aos cuidados de Saúde na União Europeia – A importância dos Fundos Europeus para a redução de disparidades”, que decorreu no Parlamento Europeu, Clélio Meneses declarou que “a insularidade, dispersa e distante” representa uma “realidade determinante de apoios” que devem avançar para “permitir aproximar os Açores dos níveis europeus de acesso a cuidados de saúde, com maior rapidez, eficácia e proximidade”.

O governante, que falou também sobre as condições e circunstâncias do Serviço Regional de Saúde, nas suas capacidades e dificuldades, disse ter registado “com agrado, a coincidência de a estratégia regional do setor” estar alinhada “com as prioridades das políticas de saúde da União Europeia, nomeadamente a aposta na prevenção, na luta contra o cancro, na saúde mental e na digitalização”.

A conferência, que teve como anfitrião o eurodeputado José Manuel Fernandes, coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos, permitiu uma abordagem aos desafios e oportunidades do uso de fundos europeus para melhorar os cuidados de saúde em diferentes regiões da União Europeia.

Álvaro Amaro, membro da Comissão de Desenvolvimento Regional e relator da posição do Parlamento Europeu sobre a renovada Estratégia da UE para as Regiões Ultraperiféricas, e Dolors Montserrat, membro da Comissão da Saúde e da Comissão Especial para a covid-19, e relatora sobre as lições e recomendações recolhidas da pandemia estiveram ao lado de Clélio Meneses.

Outras personalidades, como o eurodeputado e Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Younous Omarjee, bem como Antonio di Giulio, Chefe de Unidade da Comissão Europeia, responsável pelo Programa EU4Health, e Richard Price, da Organização Europeia para o Cancro, contribuíram igualmente com testemunhos importantes sobre a redução das disparidades na Saúde, no interior da União Europeia.

Nesta deslocação a Bruxelas, o Secretário Regional da Saúde e Desporto reuniu-se com a Embaixadora Manuela Teixeira Pinto, da Representação Permanente de Portugal, e com Roser Domenech Amado, diretora da “One Health”, da Direção-Geral da Saúde da Comissão Europeia.

À margem dos encontros, Clélio Meneses referiu a importância “de chegar ao contacto com as instituições europeias, de modo que a Saúde seja uma área em que os Açores e a Europa se relacionem, em benefício dos açorianos, ao contrário do que tem acontecido até agora”.

“É fundamental sensibilizar os decisores políticos europeus para a nossa realidade”, reiterou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.