ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Secretaria da Educação abre 360 lugares de quadro

| Fotos: MM
352views

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, anunciou hoje a abertura de 360 vagas em lugares de quadro na Região.

“Com esta abertura de vagas totalizamos a abertura de 1020 vagas de quadro durante o mandato deste Governo”, frisou a titular da pasta da Educação.

A abertura de vagas agora publicada disponibiliza 172 lugares em quadro de escola e 188 lugares em quadro de ilha.

Recorde-se que a abertura de lugares em quadro de ilha é uma possibilidade desde a revisão do regulamento de concurso, apresentada às associações sindicais “em menos de dois meses de mandato” e que, de acordo com Sofia Ribeiro, possibilitou “maior estabilidade” na vida profissional e pessoal de educadores e professores “há anos contratados sucessivamente”.

A governante explicou que a abertura das vagas em quadros de ilha resulta do “recurso a contratos de trabalho a termo resolutivo” pelas escolas da rede pública regional, “em horário anual e completo, em cada grupo de recrutamento, por períodos de três anos”, o que determina a abertura do correspondente número de vagas no grupo de recrutamento e no quadro ilha a que pertencem as escolas onde se verificou a sucessão de contratos.

“Voltamos a assumir uma diferenciação positiva com a criação de quadros de ilha em ilhas com uma só escola, aumentando assim os lugares de quadro nas ilhas mais pequenas.

Para a Secretária Regional, com a criação dos quadros de ilha, as necessidades que antes “eram consideradas como transitórias”, são agora “assumidas como permanentes”, do sistema educativo regional, em lugar de quadro.

“Esta abertura, em apenas três anos, de mais de 1000 vagas nos quadros docentes da Região vem dar resposta à necessidade que decorre da falta de docentes a nível nacional, fruto do desinvestimento de que foi alvo a profissão docente nos últimos anos”, salientou.

As candidaturas aos concursos interno e externo para colocação de docentes nestes lugares de quadro decorrem em simultâneo, no prazo de 10 dias úteis, de 27 de fevereiro a 10 de março, e efetuam-se em modelo centralizado, através da plataforma da Direção Regional da Educação.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.