SÃO JORGE

ATUALIDADE | PS. Produção do queijo de São Jorge em risco devido à inércia do Governo Regional

507views

Isabel Teixeira realçou que o Governo Regional “não está a proteger a produção de leite em São Jorge conforme prometeu”, o que “pode prejudicar a produção do queijo São Jorge, um produto identitário dos Açores, de qualidade internacionalmente reconhecida”.

A deputada socialista falava à saída de uma reunião com a Administração da cooperativa Finisterra, na ilha de São Jorge, no âmbito do roteiro agrícola que o grupo parlamentar do PS está a promover em todas as ilhas, no sentido de escutar as entidades do setor.

Isabel Teixeira recordou que, em junho do ano passado, o Governo Regional garantiu que ia “elaborar um plano para assegurar a produção de leite em São Jorge”, que “estaria pronto até ao final de 2022”, realçando que “até ao momento, nada foi feito”.

“O Governo mostra uma total inércia e nem sequer cumpre uma recomendação avançada pelos próprios partidos da coligação, PSD-CDS/PP-PPM, que mereceu inclusivamente o voto favorável do PS, para criar medidas de apoio aos produtores de leite de São Jorge”, denunciou.

A parlamentar do PS recordou, igualmente, que o anterior Governo Regional, liderado pelo PS, “apoiou despesas de marketing do queijo São Jorge em 200 mil euros, ao passo que este Governo da direita reduziu essa verba para 20 mil euros em 2021 e para zero euros em 2022”.

“Sabemos que o Queijo São Jorge já desfruta de alguma notoriedade, mas a promoção não pode ser descurada, porque há muita concorrência no mercado e não podemos deixar a promoção dos nossos produtos para trás”, reforçou.

Isabel Teixeira sublinhou que as cooperativas de lacticínios da Região “já começaram a sentir as dificuldades com os aumentos da energia e das taxas de juro”.

A esse respeito, Isabel Teixeira lembrou que o PS já apresentou e fez aprovar no parlamento regional a criação de um “Plano Regional de Poupança de Energia e medidas de apoio às famílias e empresas para estabilização dos preços de bens e serviços”, estando agora as famílias e as empresas da Região na expectativa de que o Governo avance com esta iniciativa, em vez de “a colocar na gaveta, como fez com tantas outras recomendações”.

“O Governo Regional não se deve resignar, deve criar medidas concretas de apoio que ajudem as cooperativas e as indústrias a viabilizar a fileira do leite e o rendimento dos nossos produtores”, apontou a parlamentar socialista.

“Lamentavelmente, com mais de dois anos de mandato, este Governo da coligação continua igual a si próprio: distraído e despreocupado, mais preocupado com a sua própria sobrevivência do que setores tão importantes para a economia regional, como é o caso da Agricultura”, finalizou a deputada socialista, Isabel Teixeira.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.