SÃO JORGE

ATUALIDADE | PS. Governo Regional da direita não consegue dar respostas aos Agricultores Jorgenses, afirma Isabel Teixeira

349views

A deputada do PS eleita pela ilha de São Jorge, Isabel Teixeira, questionou, esta quarta-feira, através de requerimento, o Governo Regional sobre o atraso na “adjudicação da empreitada de construção do novo matadouro da ilha”, que se arrasta há mais de dois anos.

De acordo com a socialista, o Governo Regional da responsabilidade do Partido Socialista tinha “deixado disponível no IAMA um projeto de execução do novo matadouro de São Jorge, já ajustado após auscultação a várias entidades”, lembrando que, só em outubro de 2021, é que o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e pela IL, autorizou um concurso público para a execução da empreitada de construção, cujo preço base estava estimado em 7 milhões e 500 mil euros, a que se seguiu, quatro meses depois, uma atualização do preço base para 10 milhões e 500 mil euros.

Isabel Teixeira estranha o “longo período de inércia do Governo Regional”, uma vez que o lançamento do novo concurso público para construção do matadouro de São Jorge foi anunciado “apenas a 4 de julho de 2022”, a que se seguiram “duas retificações para prorrogar o prazo de entrega da proposta”, que terminaram em agosto de 2022, sem que se seguisse qualquer diligência ou decisão pública.

“Há mais de 6 meses que os Jorgenses, e em particular as associações representativas do setor agrícola na Ilha, aguardavam que o Governo Regional, o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural ou o IAMA, informassem do ponto de situação e do desenvolvimento desse procedimento estrutural para São Jorge”, frisou a socialista, para lamentar que apenas quando questionado pelo GPPS/Açores no âmbito do debate do Plano e Orçamento para 2023, é que o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, tenha dito “pretenderem lançar um novo concurso no final do ano, sem aumentar o valor, mas realizando partes da obra com recurso a serviços próprios da administração regional”.

No requerimento entregue na Assembleia Legislativa, Isabel Teixeira quer, assim, saber “quais as partes da obra que irão ser realizadas com recurso a serviços próprios da administração regional e qual a estimativa do respetivo valor”, bem como a razão pela qual “o Governo Regional não tem informado as associações representativas do setor agrícola de São Jorge das circunstâncias que envolvem os atrasos neste procedimento”.

“Até hoje nada do prometido pelo Governo Regional para o matadouro de São Jorge se concretizou. O Governo deve explicações aos Jorgenses sobre mais esta trapalhada da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural”, defendeu a socialista eleita por São Jorge, Isabel Teixeira.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.