ÚLTIMAS

ATUALIDADE | PS. “Direita inviabiliza esclarecimentos sobre projeto da RAEGE em Santa Maria e nas Flores”

479views

João Vasco Costa, deputado do PS/Açores eleito pela ilha de Santa Maria, lamentou esta segunda-feira que o PSD e o CDS/PP tenham inviabilizado a audição de Luís Ramalhais dos Santos, antigo diretor adjunto da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), na sequência das declarações do subsecretário da Presidência, Pedro Faria e Castro, que levantaram muitas dúvidas nesta matéria.

Em causa a paragem de funcionamento da RAEGE na ilha de Santa Maria e as incertezas, aprofundadas com as declarações do governante, sobre a instalação de uma estação da RAEGE também na ilha das Flores

Para João Vasco Costa, esta foi “a última demonstração de que os partidos da direita compõem uma maioria musculada, de bloqueio dos esclarecimentos, ao contrário daquilo que apregoam”.

“Este Governo Regional e os partidos da coligação de direita que o sustenta falam muito em diálogo, em transparência e em posturas de esclarecimento, mas na prática, sempre que se pretende ouvir alguém que possa efetivamente esclarecer assuntos, com conhecimento de causa, essas audições são bloqueadas”, apontou o parlamentar socialista, eleito pela ilha de Santa Maria.

João Vasco Costa realçou que, com este Governo Regional, os Açores “estão a ficar para trás, no geral e em concreto em projetos relacionados com a ciência e com o espaço”.

“Ouve-se muita retórica acerca de centralidades, de desenvolvimento, do papel da ciência para o conhecimento e para a promoção do trabalho qualificado. Mas, na prática, o que assistimos é a uma RAEGE parada em Santa Maria, incertezas sobre investimentos e parceiros, uma RAEGE na ilha das Flores que não avança, o porto espacial de Santa Maria que não descola, nem sequer tem qualquer desenvolvimento significativo ao longo de muitos meses. É urgente alterar este estado de coisas, porque se este é o chamado ‘novo paradigma’, então não está a servir bem os Açores nem os Açorianos”, frisou o deputado do GPPS.

“Para além de não ter rumo nestas áreas, de não definir verbas suficientes em sede de Plano e Orçamento, de não conseguir explicar onde vai buscar verbas para desenvolver aquilo que promete, o Governo Regional e os partidos da direita ainda bloqueiam as audições verdadeiramente importantes para o cabal esclarecimento de assuntos da maior importância. E isto não pode continuar assim”, finalizou o deputado do PS, João Vasco Costa.

A RAEGE é um projeto que envolve o Governo Regional dos Açores e o Governo de Espanha – através do Instituto Nacional Geográfico – e que consiste na construção, instalação e exploração de quatro estações geodésicas fundamentais, sendo duas em Espanha e duas nos Açores, nomeadamente em Santa Maria e nas Flores.

A estação de Santa Maria tem conhecido longos períodos de inatividade nestes últimos dois anos, principalmente depois da instalação e funcionamento da antena de radar que provoca ruído e impede a recolha cabal de dados pela RAEGE. A antena das Flores nunca chegou a ser implementada.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.