ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Presidente Luís Garcia afirma que só se percebe a dimensão do País  se olharmos também para as regiões autónomas

227views

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís  Garcia, afirmou ontem, em Vila Nova de Gaia, que “só percebemos a dimensão do País se  olharmos para o território continental e para as suas regiões autónomas”. 

“As ilhas dos Açores, a que se juntam também as da Madeira, dão outra dimensão ao nosso  País, a que acresce uma enorme projeção atlântica, tanto para Portugal como para a própria  União Europeia”, afirmou o Presidente do Parlamento açoriano, perante uma plateia de mais de  duzentas pessoas, representantes das mais variadas entidades e associações do concelho de Gaia  e Distrito do Porto, que marcaram presença no Almoço de Primavera do Jornal Audiência. 

Como orador convidado, o Presidente Luís Garcia discorreu sobre “a importância dos Açores  no contexto nacional e global”, lembrando aos presentes no evento, que “sem os Açores e a  Madeira, Portugal mingua; com os Açores e a Madeira, Portugal cresce para o mundo e abre  grandes horizontes”. 

O Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores sublinhou ainda que “é a ultraperiferia que,  paradoxalmente, dá uma enorme centralidade” à região, sublinhando, contudo, que “não é só  no mar, mas também na terra e no espaço, que os Açores ultraperiféricos se transformam num  arquipélago de oportunidades”. 

Antes do almoço-conferência, realizado na Quinta da Boucinha, freguesia de Oliveira do  Douro, o Presidente da Assembleia dos Açores fez questão de assistir ao jogo de basquetebol  em cadeira de rodas entre as equipas do Basket Clube de Gaia e o APD Braga, no Pavilhão Municipal de Grijó, onde marcou presença a convite do jogador açoriano Sílvio Nogueira,  homenageado pela Região Autónoma dos Açores, em 2016, com a Insígnia Autonómica de  Reconhecimento. 

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.