ÚLTIMAS

ÁGUA DE PAU | Detenção de suspeita por tráfico de estupefacientes

444views

A Divisão Policial de Ponta Delgada, através de polícias da Brigada de Investigação Criminal (BIC) da Esquadra da Lagoa e dando cumprimento a Mandados de Detenção Fora de Flagrante Delito solicitados pela BIC/Lagoa junto da  Autoridade Judicial, na sequência das diligências de inquérito, deteve uma mulher de 42 anos, por estar fortemente indiciada na prática de um crime de tráfico de estupefaciente  e/ou substâncias psicoativas.

No âmbito de um inquérito dirigido por um Magistrado do Ministério Público de Ponta Delgada, foram desenvolvidas sucessivamente várias diligências de investigação ao longo dos últimos dois anos por parte dos investigadores da PSP, as quais vieram permitir a recolha e consolidação de indícios de prova que apontavam para um cenário de tráfico de drogas sintéticas desenvolvido em vários pontos da Vila de Água de Pau, concelho da Lagoa.

De acordo com as diligências efetuadas, foi possível descortinar que a atividade criminosa teria como principal centro de operações uma residência, localizada em pleno centro da freguesia, local onde se dirigiam um número significativo de toxicodependentes, de várias zonas, dos concelhos da Lagoa e da Vila Franca do Campo, unicamente com o propósito de adquirir droga sintética, circunstancia que estava a gerar indignação e várias reclamações dos moradores locais.

Durante a investigação, a suspeita foi alvo de sucessivas abordagens por parte das autoridades policiais, no entanto, as referidas intervenções não foram suficientes para a demover de prosseguir com a atividade delituosa, o que continuou a merecer a atenção das autoridades policiais e possibilitou reunir um quadro fortemente indiciário que permitir avançar para a sua detenção fora de flagrante delito, por ordem de um Magistrado do Ministério Público de Ponta Delgada.

Para além da principal suspeita da prática da factualidade investigada, foram ainda constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência três homens de 28, 46 e 50 anos, respetivamente, e uma outra mulher, de 19 anos.

Após ter sido presente a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada, a principal arguido aguardará o desenrolar do processo sujeito às medidas de coação de apresentações periódicas no posto policial da área de residência, proibição de contactos com toxicodependentes e proibição de frequentar locais conotados com a traficância.

Os resultados da operação policial desenvolvida permitiram desmantelar um dos principais pontos de venda direta das habitualmente designadas de drogas sintéticas existentes, no concelho da Lagoa, muito particularmente, na freguesia de Água de Pau, inserindo-se na ação estratégica e prioritária de prevenção e combate delineada pela PSP, a qual já levou, ao longo dos últimos meses, à detenção e consequente privação da liberdade de vários arguidos ligados ao tráfico de droga no concelho da Lagoa.

CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.