REGIONAL

ATUALIDADE | Plano Regional e Orçamento para 2023 aprovados: CDS-PP reitera compromisso.

73views

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprovou, nesta quinta-feira, o Orçamento e Plano Regional de Investimentos para 2023, com os votos favoráveis de seis partidos com representação parlamentar, dando prova viva da democracia nos Açores.

Catarina Cabeceiras, líder parlamentar do CDS-PP, considera que os documentos significam “a continuidade da ação deste governo na melhoria da vida dos açorianos”.

“Estamos perante um Plano e Orçamento que dão resposta ao presente, mas também aos desafios do futuro”, declarou, destacando o “forte pendor social” neles plasmado.

Face ao ano anterior, a previsão de investimento na área social apresenta um aumento de cerca de 45%”, “para dar resposta às famílias e às instituições” no contexto particularmente difícil que vivemos em virtude da crise inflacionista.

A líder parlamentar do CDS-PP realçou a responsabilidade da Coligação PSD/CDS-PP/PPM, que governa “com consciência de que as verbas não são ilimitadas” e, portanto “fazendo opções”.

De referir que, também nesta quinta-feira, os partidos da coligação viabilizaram a aprovação de diversas propostas de alteração ao Plano e Orçamento, da autoria de outros partidos, acolhendo “os contributos que entendemos que seriam uma mais-valia”.

“Entendemos colocar em primeiro lugar o que é prioritário nesta fase difícil”, justificou.  

“Gostaria que a oposição explicasse, porque não foi capaz de o fazer ao longo desta semana, em que medida o Plano para 2023 representa uma quebra de investimento, quando o investimento aqui previsto é superior a qualquer plano executado pelo anterior governo do Partido Socialista”, declarou.

De acordo com Catarina Cabeceiras, o Orçamento e Plano Regional para 2023 “estão preparados para dar resposta às nossas famílias, às instituições e às empresas”. 

Numa altura de enorme “incerteza quanto ao futuro”, a Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP reiterou o compromisso de continuar a trabalhar em prol dos Açores e dos Açorianos, dando as respostas necessárias.

CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.