AGENDA

ATUALIDADE | O mês do Livro e da Leitura com Benita Prieto

377views

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Reconhecer este dia tem o propósito de encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Nas palavras da Diretora-Geral da UNESCO “em tempos incertos, muitos recorrem aos livros como refúgio e fonte de sonhos. De facto, os livros têm essa dupla capacidade única de nos entreter e de nos instruir. É por isso que devemos assegurar o acesso de todos ao conhecimento e à reflexão por meio do livro e da leitura”.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove um conjunto de iniciativas para celebrar este dia que ocorrerão de 17 a 20 de abril, para públicos de variadas faixas etárias.

A escritora e contadora de histórias Benita Prieto é a convidada deste ano. Curadora, consultora, produtora e mediadora de projetos de leitura, estudou Engenharia Eletrónica, Teatro e fez especializações em Literatura Infantil e Juvenil e em Leitura. Trabalha o Livro e a Leitura em Portugal, no Brasil, Espanha, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Cuba, Chile, Argentina e Moçambique entre outros. É criadora do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias e Produtora do documentário Histórias. Organizou o livro: Contadores de histórias: um exercício para muitas vozes e ganhou o prémio ContArte, em Cuba e o prémio Culturas Populares, do Ministério da Cultura no Brasil. Desde 2012 pesquisa e ministra cursos sobre promoção de Leitura e Literatura Digital.É Coordenadora da Red Internacional de Cuentacuentos e membro da Ações & Conexões – Associação Cultural de Portugal. Atualmente reside em Portugal onde tem participado em ações de promoção de leitura e narração de histórias em Caminhos de Leitura, Palavras Andarilhas, Folio, Rio de Contos, Rede de Bibliotecas Escolares e diversos eventos e espaços culturais.

Benita Prieto ministrará a Formação “Ler com a ponta dos dedos”, de 17 a 18 de abril, das 18h30 às 21h30 e no dia 20 de abril, às 21h00, com entrada livre, ocorrerá o Serão de Contos “Acender a Noite”. Para os grupos do pré-escolar e para as famílias, decorrerão nos dias 17 e 20 de abril sessões da atividade “No Baloiço das Histórias”.  As sessões de “Bichos Daqui e de Lá” terão lugar no dia 18 de abril para grupos do 1º e 2º ciclos. No dia 19 de abril, a oficina “Ler com a ponta dos dedos” destina-se aos grupos do 3º ciclo e secundário. No mesmo dia, pelas 15h00, realizar-se-á a sessão “Vejo uma história em você”, para o público sénior.

A participação na formação e sessões é realizada mediante inscrição prévia para o endereço socioeducativo.bparpd@azores.gov.pt

CA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.