ÚLTIMAS

AÇORES | Programa Gerações em Movimento continuará a contribuir para maior coesão social e inclusão, frisa Mónica Seidi

Lagoa, 16 Abril 2024 ©Hugo Moreira
305views

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu nesta terça-feira à entrega de seis novas viaturas elétricas a instituições de cariz social, no âmbito do programa Gerações em Movimento (GERMOV).

Acompanhada pela Diretora Regional da Solidariedade Social, Andreia Vasconcelos, no evento que decorreu no Nonagon, na Lagoa, estiveram também presentes os representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que receberam as viaturas.

O Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Oliveira, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – Açores (APPDA-Açores), a Casa do Povo de Santo António, a Cáritas de São Miguel, a Casa do Povo de Fenais da Ajuda e o Centro Social e Cultural da Atalhada foram as instituições contempladas com estes novos meios de transporte.

“O Governo dos Açores continuará a apoiar estas instituições, reconhecendo o enorme valor que têm perante públicos mais vulneráveis da nossa sociedade”, sublinhou na ocasião Mónica Seidi, que assume nesta legislatura a pasta da Segurança Social.

“O Governo dos Açores demonstra o seu empenho e compromisso em garantir que instituições como estas aqui presentes continuarão a ser apoiadas e que os programas de sucesso no âmbito da solidariedade continuarão a existir”, prosseguiu.

Cada uma destas entidades utilizará os equipamentos fornecidos conforme a sua vocação social, seja o transporte de utentes entre o domicílio e centros de dia ou até mesmo o Serviço de Apoio ao Domicílio, para a realização de atividades terapêuticas ou outros adequados à sua condição e faixa etária, já que estas instituições trabalham com idosos, crianças e pessoas com deficiência e/ou dependentes, jovens, e pessoas sem abrigo.

“Este é também um dos momentos em que caminhamos para um dos objetivos deste executivo, estar em linha com as preocupações ecológicas da União Europeia”, concluiu a governante.

O GERMOV tem por finalidade reforçar o apoio do Governo Regional às IPSS, Misericórdias e entidades equiparadas, que constituem a rede de solidariedade social da Região Autónoma dos Açores e que contribuem para uma maior coesão social e inclusão dos vários públicos.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.