ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Nuno Barata defende investimento em náutica de recreio e clubes navais como agentes de prevenção de comportamentos de risco

244views

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) pela ilha de São Miguel às Eleições Regionais do próximo dia 4 de fevereiro e Coordenador Regional do Partido, Nuno Barata, defendeu, esta quinta-feira, que é fundamental apostar no setor da náutica de recreio e do turismo náutico em ilhas como Terceira, São Miguel, Faial e Graciosa, assim como tornar os clubes navais como agentes essenciais à prevenção de comportamentos de risco por parte dos jovens.

No final de uma reunião com a Direção do Clube Naval de Ponta Delgada, Nuno Barata frisou a importância económica e social de se manter a aposta “na notoriedade do destino” através da presença dos Açores em feiras internacionais destinadas ao segmento da náutica de recreio, bem como, “outro investimento que é fundamental ser feito são os parques de invernagem”.

“Há duas vias para captar mais turistas e nautas que precisam de manutenção. Cruzam, todos os anos, o Atlântico, milhares de veleiros. É fundamental manter a notoriedade do destino, manter presença em feiras internacionais mais relevantes, e outro investimento que é fundamental ser feito são os parques de invernagem. A Praia da Vitória tem condições extraordinárias para fazer um bom parque de invernagem e aí se poderem instalar empresas de manutenção de embarcações. Na Horta há também possibilidade de aumentar o parque de invernagem e estacionamento em água, assim como em Ponta Delgada, e, na Graciosa, existem também excelentes condições para criar um parque de invernagem. Queira a tutela dar instruções à empresa Portos dos Açores para se fazerem estes investimentos, mas estes investimentos têm de ser feitos numa perspetiva de sustentabilidade económica e não apenas na ótica de servir os locais de uma forma social. Estes investimentos têm de trazer retorno e turismo de qualidade, turismo que pague bem pelos serviços que prestarmos”, afirmou.

O candidato liberal frisou que “a náutica de recreio é, no mundo inteiro, um segmento de negócios extremamente importante e os Açores têm uma posição geográfica muito favorável para a captação deste tipo de turismo. Captar mais nautas de recreio, mais turistas náuticos é essencial no sentido de diversificar a oferta turística da Região”.

Clubes como agentes de prevenção

Noutra frente, sublinhou Nuno Barata, os clubes navais e náuticos da Região têm “uma importância social e uma importância económica muito relevantes”, pelo que “a IL entende que a formação de jovens na área da náutica de recreio e dos desportos náuticos é importante para o desenvolvimento das crianças e jovens, mas também para prevenir alguns comportamentos desviantes pelos quais a juventude tem apetência. Nós entendemos que a náutico de recreio e o desporto náutico é uma das vias de prevenção de comportamentos desviantes e, por isso, instituições como os clubes navais têm um papel importante nesta matéria. O Clube Naval de Ponta Delgada, por ser o único no maior concelho dos Açores, tem uma importância ainda maior”.

Na reunião com a Direção da coletividade, o cabeça de lista liberal abordou ainda outros temas, como a importância da concessão das piscinas de São Pedro ao Clube Naval de Ponta Delgada, com o objetivo de adequar e rentabilizar o espaço para a prática de desportos aquáticos, uma vez que faltam espaços em São Miguel capazes de garantir a procura, horários adequados e treinos de pré competição e competição de natação, assim como a implementação de outros deportos aquáticos que, atualmente, não se implementam por falta de infraestruturas. Seria uma maneira de rentabilizar o espaço, durante todo o ano e em horário alargado”, defendeu.

Nuno Barata criticou ainda, e novamente, “a inércia deste Governo de Coligação PSD/CDS/PPM, quanto à análise e validação dos projetos SOLENERGE, que continuam com atrasos significativos, queixas recorrentes que chegam, quase diariamente, à Iniciativa Liberal”, após ter tomado conhecimento que “o Clube Naval de Ponta Delgada tem a sua candidatura pendente de análise desde maio de 2023”. 

“A aprovação da candidatura deste Clube ao SOLENERGE seria de extrema importância, devidos aos elevados gastos com a eletricidade no processo de aquecimento da água da piscina”, apontou.

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.