ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Mónica Seidi defende aposta forte na Literacia em Saúde e Cuidados de Saúde Primários

© Governo dos Açores | Foto: SRSD
545views

A Secretária Regional da Saúde e Desporto participou esta quinta-feira, em Ponta Delgada, no arranque da Campanha de Promoção de Saúde – “Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel na Rua”. Na ocasião, Mónica Seidi defendeu uma “aposta forte na literacia em saúde e cuidados de saúde primários” em todas as ilhas da Região.

“Faço votos para que este tipo de iniciativas seja replicado por outras Unidades de Saúde de Ilha da Região, porque o Governo dos Açores tem um grande foco na promoção da saúde e prevenção da doença, além de ser um grande objetivo para este Executivo a promoção dos cuidados de saúde primários, essenciais para qualquer sistema de saúde”, afirmou.

O evento promovido pela Unidade de Saúde de ilha de São Miguel (USISM), no Centro Comercial Parque Atlântico, integrou ações de sensibilização sobre estilos de vida saudáveis, dinamizadas por profissionais de saúde daquela Unidade de Saúde de Ilha, designadamente médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais.

Nesta ação foram ainda rastreados cerca de 800 utentes da ilha de São Miguel. Mónica Seidi sublinhou a importância destes rastreios na deteção precoce de doenças não transmissíveis, como a hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e obesidade, cuja incidência tem vindo a aumentar não só a nível da Região, mas também do País e da Europa.

Esta é também uma forma de “levar a saúde ao encontro das pessoas e quebrar barreiras que ainda temos de superar devido ao distanciamento provocado pela pandemia, além de que urge travar uma verdadeira política ‘hospitalocêntrica’ que ao longo dos últimos anos serviu de base ao Serviço Regional de Saúde”, afirmou a titular da pasta da Saúde.

A ilha de São Miguel apresenta uma taxa de cobertura de Médicos de Família muito satisfatória, perto dos 100%, sendo que ainda hoje foi lançado o último procedimento concursal com vista à contratação de 7 novos médicos, precisamente para a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.

A Secretária Regional frisou que esta “é uma situação que muito nos orgulha”, reconhecendo que “foi um caminho difícil de percorrer, mas vemos que está a chegar a bom porto e com excelentes resultados para os açorianos, porque aquilo que nos move é ter um Serviço Regional de Saúde robusto, que sirva os utentes e que dê resposta às suas preocupações”.

Mónica Seidi congratulou o facto de já estarem agendadas novas ações no âmbito da Campanha promovida pela USISM: a 12 de agosto na Praia das Milícias, na freguesia de São Roque, em Ponta Delgada, com a colaboração da Câmara Municipal de Ponta Delgada; no concelho da Lagoa, a 19 de setembro, e os restantes concelhos de São Miguel com datas a anunciar.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.