ATUALIDADE | Maria João Carreiro visita Escola Profissional das Capelas com formação à medida das empresas na agenda
A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, reuniu-se esta sexta-feira com a direção da Escola Profissional das Capelas.
Na agenda da reunião estiveram as medidas de apoio à qualificação e formação à medida das necessidades das empresas açorianas, com vista a melhorar as qualificações dos ativos empregados, como é o caso do FORM.AÇORES, cujo novo regulamento está a ser preparado em articulação com as empresas, as escolas e as entidades formadoras.
“Existe, de facto, capacidade nas escolas profissionais e entidades formadoras para responder às necessidades formativas das empresas. Cabe agora às empresas identificar as suas necessidades e, em parceria com as entidades, tirar partido das medidas públicas existentes ou a criar para apoiar o reforço da qualificação dos seus colaboradores”, disse.
A governante frisou que “o investimento na qualificação dos ativos empregados tem impacto na produtividade das empresas e na redistribuição do rendimento”, razão pela qual “as empresas devem empenhar-se na qualificação e requalificação dos seus ativos”.
Na reunião foi também avaliada a viabilidade de novas ações de formação para ativos desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego, “com uma oferta que se quer cada vez mais ajustada às reais necessidades do mercado de trabalho regional”.
A Escola Profissional das Capelas tem em curso um processo de modernização dos seus equipamentos e máquinas, conforme testemunhou Maria João Carreiro na visita às instalações da escola que vai dar lugar ao novo Centro de Qualificação dos Açores.
Através da Rede Valorizar, que funciona naquelas instalações, 120 alunos estão a receber formação nas áreas de Quartos/Andares, Receção AL (Alojamento Local) e Manutenção Hoteleira. Estas ações decorrem no âmbito da medida PROSA.QUALIFICA, destinada aos desempregados inseridos em programas ocupacionais com o objetivo de favorecer a sua real integração no mercado de trabalho por via de vínculos laborais com as empresas.
GRA/RÁDIOILHÉU