AGENDA

PONTA DELGADA | “Calipso”, antologia de contos sobre a mulher insular, será apresentada na Livraria Letras Lavadas

524views

Leonor Sampaio da Silva irá apresentar na Livraria Letras Lavadas, em Ponta Delgada, no dia 2 de Junho às 18:00h, “Calipso: Antologia de Contos”, obra coordenada por Henrique Levy e Cláudia Ferreira Faria. Os dezasseis contos publicados em “Calipso” abordam, numa narrativa mais ou menos ficcionada, aspetos da vida, comportamento e pensamento femininos que compõem a paisagem da singular existência das mulheres das ilhas, inserindo a densidade circunstancial da difícil sobrevivência do feminino, raramente reconhecido e sempre condenado à coexistência num mundo perturbado pela desigualdade dos géneros.

Uniram-se os arquipélagos portugueses do Atlântico para prestar tributo às mulheres, símbolos de vida, de resistência e de renovação, cooperando, através de múltiplos tempos e lugares, para o desenvolvimento das comunidades insulares em busca de sobrevivência, de justiça e de paz, em cada ilha habitada. Esta antologia pretende espreitar pelo intervalo existente entre a experiência de mulheres e de homens, com o objetivo de ultrapassar o espaço que condiciona a vida feminina, na sua forma peculiar de avistar e de registar o mundo.

Participam nesta antologia, Ângela de Almeida, António Barroso Cruz, Célia Cármen Correia, Filipe da Costa, Francisco J.V. Fernandes, Graça Alves, Jéssica S. Ornelas, João Pedro Porto, Leocádia Regalo, Leonor Sampaio da Silva, Octávio Carmo, Paula de Sousa Lima, Susana Caldeira, Telmo R. Nunes e Valentina Silva Ferreira.

LV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.