O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência a representação nos Açores do Sindicato dos Jornalistas, adiantando que está em preparação um novo regime jurídico de apoio à comunicação social privada da região.
“Vejo, como cidadão e Presidente do Governo, a comunicação social livre, independente e imparcial como o melhor agente na defesa da liberdade e pluralidade de opinião em democracia, declarou José Manuel Bolieiro, no final da audiência.
O governante falava aos jornalistas no Palácio de Sant’Ana, depois de se ter reunido com Marta Silva, Presidente da Direção Regional do Sindicato, e Saes Furtado, Secretário da mesma Direção.
José Manuel Bolieiro ficou a saber da intenção de se realizar um congresso sobre a profissão nos Açores, garantindo apoio do Governo dos Açores nesta missão de “pensar, refletir e fazer uma avaliação do estado da arte”.
O governante lembrou ainda o papel de “referência” da região no campo das notícias, nomeadamente no que à imprensa escrita diz respeito, com o “segundo título mais antigo da Europa em continuidade” e centenas de edições ao longo dos séculos espalhadas pelas várias ilhas.
Um novo regime jurídico de apoio financeiro à comunicação social privada, com “objetividade nos apoios e critérios”, e que permita “não apenas a sustentabilidade da empresa, mas um compromisso pela valorização” dos profissionais da mesma foi anunciado pelo Presidente do Governo, que garantiu bom acolhimento das propostas apresentadas sobre o tema pelo Sindicato dos Jornalistas.
GRA/RÁDIOILHÉU