REGIONAL

ATUALIDADE | “Infraestruturas comunitárias são alavanca para a participação e inclusão social”, afirma Berta Cabral

| Fotos: MM
160views

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas frisa que “as infraestruturas comunitárias são uma alavanca para a participação e inclusão social e que a sua preservação é uma tarefa que compete a todos e pela qual todos somos responsáveis face às gerações de amanhã”.

Berta Cabral falava, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia de inauguração do Centro Pastoral da Matriz, em Santa Cruz, na cidade da Lagoa, que se realizou ao fim da tarde de sábado.

Segundo a governante, o Centro Pastoral de Santa Cruz resulta de “uma obra com personalidade, porque assume características determinantes para fortalecer a formação de atitudes construtivas e inclusivas de cada pessoa, independentemente da sua idade, e de evidência comunitária porque, desde logo, serve as pessoas e dinamiza a ação das coletividades locais”.

A titular da pasta das Infraestruturas realçou que este Centro, “dotado a partir de hoje de espaços adequados para apoio e dinamização dos movimentos paroquiais e sociais, passa a cruzar a energia da intergeracionalidade local e a intervenção junto das populações mais vulneráveis”. 

Neste âmbito, Berta Cabral partilhou com os presentes os mais recentes apoios excecionais, aprovados pelo Executivo no último Conselho de Governo, para mitigar os efeitos sociais da inflação, junto da população socialmente mais desprotegida, designadamente: um apoio de 20 euros às famílias beneficiárias da tarifa social de eletricidade; o reforço ao complemento do abono de família, com um aumento de 10 euros; e beneficiar os pensionistas em mais 10 euros na aquisição de medicamentos pelos idosos (COMPAMID). 

Um conjunto de apoios prioritários que “foram desenhados com sentido de responsabilidade e de missão social por parte do Governo dos Açores”, frisou a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

A obra do Centro Pastoral de Santa Cruz, que contou com um apoio significativo atribuído pelo Governo Regional, traduz-se numa “renovada confiança na difusão dos valores da sociedade açoriana”, concluiu a governante.  

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.