ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Governo Regional congratula-se com resultados obtidos no Turismo em 2022

© Governo dos Açores
226views

O Governo Regional dos Açores congratula-se com os dados recentemente divulgados pelo SREA – Serviço Regional de Estatística dos Açores, que confirmam, em 2022, um número recorde de dormidas em alojamentos turísticos na Região (+6,8% do em 2019), acompanhado de um registo inédito nos proveitos de estabelecimentos hoteleiros (+20,97%).

Segundo a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, “estes resultados refletem o excelente posicionamento estratégico junto dos mercados emissores, assim como o desempenho do setor turístico, o que tem vindo a reforçar a retoma da economia regional de uma forma cada vez mais consistente”, no período pós-pandémico.

Em 2022, alcançou-se o maior número de sempre em dormidas, em todas as tipologias de alojamento turístico da Região: hotéis, apartamentos turísticos, pousadas, unidades de turismo no espaço rural e unidades do alojamento local, que acumularam um total de 3.215.400 dormidas, ultrapassando as 3.009.385 dormidas de 2019, o número mais elevado registado até então.

Ao nível deste indicador, verifica-se que os mercados emissores mais importantes são por ordem decrescente: Alemanha, Estados Unidos da América, França, Espanha, Canadá e Holanda, constatando-se, no entanto, que os mercados que mais cresceram, em 2022, comparativamente a 2019, foram Itália (62,8%), França (33,5%), Suíça (27,9%) e Dinamarca (23,1%).

Quanto às dormidas, por ilha, as Flores foi a que mais cresceu em relação a 2019, com um aumento de 26%, o Corvo, com 20,3%, a Terceira, com 16,3%, o Pico, com 13,5% e o Faial, com 10%.

Berta Cabral refere que, “em 2021, a recuperação foi mais evidente em relação ao mercado nacional e interno, que beneficiou da Tarifa Açores”, medida implementada por este executivo.

“Em 2022, houve uma extraordinária superação das dormidas dos mercados estrangeiros, o que demonstra o crescente interesse da procura internacional pelo destino Açores, e sua competitividade face a outros destinos que ainda não retomaram a sua atividade turística normal”, acrescentou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.