AGENDA

ATUALIDADE | Governo dos Açores promove ‘workshop’ internacional sobre riscos vulcânicos

98views

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove a 3.ª edição do ‘International Workshop on Natural Hazards – NatHaz22’, sob o tema “Riscos Vulcânicos”, na cidade de Angra do Heroísmo, nos próximos dias 26 a 27 de maio.

Com uma periodicidade trianual, e com edições anteriores realizadas nas ilhas do Pico e São Miguel, o NatHaz22 ocorrerá na ilha Terceira, prevendo-se que percorra as restantes ilhas do arquipélago dos Açores nas próximas edições.

Devido ao seu ambiente tectónico e vulcânico, a região dos Açores é afetada pela maioria dos riscos naturais existentes, nomeadamente, terramotos, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra, inundações, erosão costeira, revelando-se como local propício ao debate pelos profissionais desta área da temática em apreço,

Como objetivo principal deste ‘workshop’ pretende-se divulgar e discutir os mais recentes desenvolvimentos sobre riscos naturais, temática transversal a regiões de todo o planeta.

Neste contexto, participantes provenientes dos Açores, das restantes regiões do país e de diversos países, irão apresentar trabalhos de investigação, projetos, casos de estudo, na área dos riscos e perigos naturais, sendo uma excelente oportunidade para debater diversos assuntos relacionados com esta temática, particularmente os riscos e perigos vulcânicos.

No NatHaz22 serão proferidas quatro palestras por investigadores de reputação internacional nesta área: a investigadora italiana Silvia Pepolloni apresentará a palestra “Geoética para enfrentar os riscos naturais através da melhoria da resiliência da sociedade”; o investigador espanhol Joan Martí falará sobre “Avaliação multirriscos nas Ilhas Canárias”.

Para além disso, serão proferidas duas palestras por investigadores provenientes do Reino Unido, David Chester e Gordon Woo, intituladas “Terramotos, vulcões e Deus: mudando perspetivas sobre a importância da religião como Influência importante nas respostas culturais” e “Tomada de decisão informada sobre riscos vulcânicos” respetivamente.

Integrado neste ‘workshop’ Internacional, serão realizadas duas visitas de cariz técnico-científico pelos locais mais representativos da realidade vulcânica e geológica da ilha Terceira coordenadas pelos Professores da Universidade dos Açores, João Carlos Nunes e Adriano Pimentel.

A participação neste Workshop carece do preenchimento obrigatório da ficha de inscrição disponibilizada no site do NatHaz22, onde poderão aceder a informações complementares ( https://nathaz.azores.gov.pt/Information.html ).

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.