LOCAL

ATUALIDADE | Governo dos Açores lança concurso público para empreitada de construção do matadouro de São Jorge

318views

Foi publicado recentemente em Diário da República o anúncio com vista à abertura do concurso público para lançamento da empreitada de construção do matadouro de São Jorge, com um preço base de 10,5 milhões de euros e prazo de execução previsto de 18 meses, cujo financiamento está integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este investimento, reivindicado há muito pelos agricultores de São Jorge, vem melhorar significativamente a capacidade de abate instalada na ilha, contribuindo dessa forma para o incremento da rentabilidade das explorações, para o crescimento das exportações e naturalmente também para o aumento do rendimento dos produtores, frisa a Secretaria Regional de Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Trata-se de uma unidade integrada na Rede Regional de Abate, capacitada para o abate de bovinos, suínos, leitões e pequenos ruminantes, incluindo o tratamento das respetivas vísceras e subprodutos.

Para além de satisfazer todas as normas relativas ao bem-estar animal e à proteção do ambiente, o matadouro de São Jorge está dimensionado para abater 100 bovinos, 75 suínos e 10 pequenos ruminantes por dia.

Disporá ainda de uma ETAR, estação de tratamento de águas residuais, de uma ETA, estação de tratamento e armazenagem de água potável e demais infraestruturas necessárias ao funcionamento de uma unidade industrial desta natureza e dimensão, para além de capacidade de frio composta por seis câmaras de arrefecimento e estabilização, e de uma sala de desmancha.

O Governo dos Açores dá assim cumprimento a um compromisso assumido perante os agricultores de São Jorge.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.