ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Governo dos Açores enaltece diálogo com setor das pescas

© Governo dos Açores | Fotos: SRMP
385views

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, elege como ponto fundamental para o desenvolvimento de intervenções nos portos e núcleos de Pescas dos Açores o diálogo constante com as associações de armadores e pescadores do setor piscatório, tendo em conta que são estes que utilizam diariamente as infraestruturas portuárias.

À margem da visita às obras de desassoreamento da Baía do Porto de Pesca de São Mateus, na ilha Terceira, o Secretário Regional do Mar e das Pescas referiu que “mas  o objetivo desta intervenção e de outras nos portos e núcleos de pesca da região é proceder a pequenos arranjos que, por vezes não é tanto a expressão económica em causa, mas estar em articulação com as associações e armadores que são quem estão no terreno e utiliza estas infraestruturas, que sabem as necessidades efetivas por forma a acautelar em primeiro lugar a segurança das embarcações e melhorar a qualidade do seu trabalho do dia a dia”.

“Desde o mês de setembro que procedemos a uma dragagem a todo o espelho de água do Porto de Pesca de São Mateus da Calheta, quando há cerca de 20 anos não existia desassoreamento do mesmo”, referiu Manuel São João, afigurando-se necessário intervir neste porto “devido à existência de locais, junto à bomba de abastecimento de combustível e ao edifício da lota, aquando da baixa-mar, impossíveis de alcançar”.

“Com o deslocamento de uma draga no verão, aproveitamos para proceder a esta intervenção, e com a chegada do inverno, temos a necessidade de alar barcos, aproveitamos que está disponível este espaço para proceder à conclusão destes trabalhos”, adiantou o Secretário Regional.

Esta é uma intervenção a replicar em outros portos de pescas da região, nomeadamente e com carácter mais urgente no espelho de água no Núcleo de Pescas de Ponta Delgada, ressalvando Manuel São João que “no inverno passado foi realizada uma intervenção de limpeza no Núcleo de Pesca de Ponta Delgada, retirando 30 toneladas de pneus do núcleo, sendo necessário repetir esta intervenção, e, em Santa Maria, com pequenas reparações no porto da Maia e dos Anjos, e limpeza e dragagem junto a ribeira do Núcleo de pesca de Vila do Porto”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.