ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Governo dos Açores com 1,3 ME para compensar escolas profissionais com encargos das taxas de desistência de alunos

© Governo dos Açores
486views

O Conselho do Governo dos Açores aprovou uma resolução que autoriza a concessão de um apoio financeiro de 1,3 milhões de euros às Escolas Profissionais da Região, com vista a comparticipar os encargos resultantes das taxas de desistências de formandos.

A medida foi aprovada em reunião do Conselho do Governo tida esta semana na cidade da Horta, tendo as conclusões da mesma sido hoje apresentadas pelo Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, e pela Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro.

“Este mecanismo, a somar às restantes políticas que têm sido lançadas pelo Governo Regional dos Açores sobre o ensino profissional em particular, possibilitará o reforço de meios financeiros às Escolas Profissionais dos Açores, permitindo, deste modo, que elas desenvolvam a sua normal atividade de forma mais robusta e consistente e possam encarar o futuro com maior segurança”, sublinhou José Manuel Bolieiro na apresentação da medida.

Posteriormente, precisando a resolução aprovada, Maria João Carreiro sublinhou que este apoio contribuirá para o equilíbrio financeiro das Escolas Profissionais – “o número de alunos está a diminuir”, o que motivava uma redução de financiamento comunitário agora compensada pelo Governo dos Açores.

“O Governo irá apoiar as Escolas Profissionais em função das penalizações sofridas no anterior modelo de financiamento”, declarou a governante, que lembrou os vários contratos-programa, na ordem de 1,4 milhões de euros, assinados em 2022 com várias unidades deste tipo de ensino.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.