ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Governo dos Açores apoia instituições sociais na aquisição de combustível com 300 mil euros

© Governo dos Açores
325views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que 110 instituições açorianas vão beneficiar de um apoio ao combustível, designado por Combustível Social, num investimento na ordem dos 300 mil euros.

“Na próxima reunião do Conselho do Governo, será aprovada a resolução que visa a criação de uma medida de apoio extraordinário às instituições sociais para a aquisição de combustível”, dando “seguimento ao que foi aprovado no Parlamento”, avançou.

Artur Lima falava no final de uma visita ao Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.

O governante assinalou que este apoio será pago às IPSS e Misericórdias numa “única prestação”.

“Em princípio, no mês de julho já será pago”, estimando-se “abranger cerca de 110 instituições e mais de 7000 utentes”, afirmou.

“É mais uma ajuda que damos às IPSS neste tempo de crise”, registou, recordando que o Governo já procedeu ao aumento extraordinário dos valores-padrão das diversas respostas sociais e regularizou as carreiras das assistentes sociofamiliares e das educadoras de infância.

Questionado sobre os critérios para a atribuição deste apoio, o Vice-Presidente do Governo referiu que foi tido em “conta o serviço que prestavam e que implicava deslocações de carro”.

Serão beneficiárias deste apoio todas as IPSS e Misericórdias com contratos de cooperação valor-cliente nas respostas cuja natureza se baseie na necessidade imperiosa de transporte de bens e pessoas como é o caso das valências de serviço de apoio domiciliário, centro de dia, centro de atividades e capacitação para a inclusão ou centro de atividades de tempos livres.

Relativamente à assinatura do acordo-base para o biénio 2023 e 2024, Artur Lima referiu que já se realizou a primeira reunião e que o processo está num “bom caminho”.

“Estamos em conversações, recebemos os contributos das IPSS e em breve teremos nova reunião com a URMA e com a URIPSSA”, considerou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.