O Instituto Português Além-Fronteiras, PBBI (Portuguese Beyond Borders Institute) da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno acaba de lançar uma publicação trimestral com o intuito de informar a comunidade académica e a comunidade em geral sobre as miríade de atividades que este instituto promove para arquivar as vivências portuguesas em terras californiana; manter uma ligação estreita com Portugal, particularmente com os Açores; promover um ciclo de conferências que privilegie o diálogo com e entre a nossa Diáspora, apoiar as criatividade literária das nossa comunidades, entre outros projetos e atividades.
Novidades, como homenagem ao jornal mensal que a cidade de Tulare teve durante a década de 1980, é o nome da publicação, que será em inglês e que será distribuída eletronicamente, assim como com acesso no arquivo do PBBI na universidade estadual da Califórnia em Fresno. Para Diniz Borges, fundador e diretor deste instituto: “havia a necessidade do PBBI ter um veículo de comunicar com todos os seus apoiantes, com a comunidade académica, os alunos e a comunidade em geral, daí criar-se o Novidades.” A primeira edição constituiu, essencialmente, um relato das várias atividades e parcerias que o PBBI tem a fim de colocar num único documento o trabalho diário deste instituto. “A nossa diáspora na Califórnia e no oeste americano nunca teve uma oportunidade semelhante, tão abrangente e dedicada às nossas vivências, daí a importância de se comunicar com o público o que fazemos e a necessidade de haver cada vez mais apoio comunitário para que este projeto não só continue, mas também floresça. Seria pena desperdiçar esta oportunidade,” acrescenta Diniz Borges.
A publicação Novidades, assim como muitos projetos do PBBI, são produzidos pelos alunos da universidade: “uma forma deles aprenderem sobre a nossa Diáspora no multiculturalismo americano”, frisou o diretor. A Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, tem 25 mil alunos vindos de várias etnias e culturas. A própria cidade de Fresno, a quinta maior cidade da Califórnia, é a décima cidade mais multicultural nos Estados Unidos. O condado de Fresno com cerca de um milhão de habitantes tem dois supervisores de origem açoriana, Ernest Mendes e Brian Pacheco.
PBBI/DB/RÁDIOILHÉU