ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Contra o fim das touradas: Nuno Barata diz que “não vota restrições à liberdade dos que gostam de touros” 

484views

O Deputado da Iniciativa Liberal no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, assumiu, esta terça-feira, que “votará contra” a proposta que determina o fim das touradas e prevê apoios aos trabalhadores e à reconversão das praças de touros nos Açores.

Na reunião da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região, que se realizou na delegação do Parlamento em Angra do Heroísmo, foram ouvidas a Tertúlia Tauromáquica Terceirense e a Associação Regional de Criadores de Touros de Tourada à Corda, oportunidade para Nuno Barata reforçar a posição da IL.

“A liberdade de escolha dos Açorianos tem de ser garantida e preservada. Obviamente não apoiaremos a proposta apresentada pelo PAN de banir os espetáculos taurinos da Região, precisamente porque isto é restringir a liberdade daqueles que gostam de touros e do espetáculo taurino e restringir a liberdade daqueles que querem preservar essa atividade económica e cultural dos Açores, nomeadamente nas ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa, que é onde ela tem mais presença”, assegurou.

O parlamentar liberal – que já em agosto do ano passado tinha visitado a ganadaria da Casa Agrícola José Albino Fernandes e que já havia reunido também com a Associação Regional de Criadores de Toiros de Tourada à Corda, com a Tertúlia Tauromáquica Terceirense, com a Tertúlia Tauromáquica Praiense e com a União Tauromáquica do Ramo Grande, frisou que a sua intenção de voto “não pode querer condicionar a liberdade dos outros”, na senda do princípio de que “a nossa liberdade termina quando começa a liberdade de outrem”.

“Esta é uma questão de escolha; este é um bom exemplo do que é o liberalismo. Quem gosta de touros tem direito a gostar de touros, a viver com touros, a trabalhar com touros, a desfrutar da arte taurina. Quem não gosta de touros tem também esse direito, tem a liberdade de no dia em que há uma tourada na sua rua ou na sua freguesia não estar lá ou não participar no evento”, afirmou.

Lembrando que “em todas as ilhas dos Açores, de Santa Maria ao Corvo, há aficionados da festa taurina”, mas sublinhando, em especial, o papel que tem a ilha Terceira, seguida pelas vizinhas ilhas Graciosa e São Jorge, Nuno Barata apontou que “esta é uma tradição e uma manifestação cultural que não se pode descurar, não só do ponto de vista cultural e social, mas do ponto de vista económico, devido ao envolvimento grande que tem na economia local”.

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.