ATUALIDADE | Conselho da Diáspora Açoriana reuniu-se em formato ‘online’ sob presidência de José Manuel Bolieiro
O Conselho da Diáspora Açoriana reuniu-se na segunda-feira, em formato ‘online’, sob a liderança do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, que lembrou o “orgulho e gratidão” dos que residem nas ilhas por todos os açorianos e açor-descendentes espalhados pelo mundo.
“O Conselho da Diáspora representa bem o que no dizer de Vitorino Nemésio é a açorianidade – ser açoriano é também estar fora dos Açores”, sublinhou o governante, lembrando a “importância do afeto e identidade, mas também da projeção de prestígio” do arquipélago e da sua cultura fora das nove ilhas.
“Nunca fomos nem seremos agora indiferentes às consequências com que a nossa sociedade vai vivendo com o progresso e desenvolvimento. Somos pela sustentabilidade, uma referência em várias áreas. Só há desenvolvimento se ele for sustentável”, declarou ainda o Presidente do Governo, dirigindo-se de forma virtual aos mais de 30 conselheiros presentes na reunião.
Depois, José Manuel Bolieiro lembrou as várias transições em curso, nomeadamente a climática e a digital, e reiterou a importância de se apostar na economia azul, “no meio marinho, de biodiversidade” e com a utilização dos cabos de fibra ótica para potenciarem várias conexões entre continentes.
O papel da Universidade dos Açores enquanto unidade de “potenciar a mobilidade” de alunos e como espaço de ensino de línguas foi também sublinhado pelo governante, que esteve acompanhado pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.
O Conselho da Diáspora Açoriana visa assegurar a participação, a colaboração e a auscultação dos açorianos no mundo, para a definição de objetivos comuns, no projeto de desenvolvimento dos Açores, através do debate, da emissão de pareceres, de sugestões e de propostas relacionadas com a emigração e a diáspora açoriana.
O Conselho, órgão consultivo do Governo dos Açores, foi instituído em 2019 e eleitoralmente constituído em 2021, visando assegurar a participação, colaboração e auscultação de representantes das comunidades açorianas dispersas pelo mundo.
GRA/RÁDIOILHÉU