ÚLTIMAS

ATUALIDADE | “Região Autónoma dos Açores altera paradigma de cuidados aos idosos em Portugal e na Europa”

© Governo dos Açores
464views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, afirmou hoje, na Horta, que a Região Autónoma dos Açores “alterou o paradigma de cuidar os idosos” em Portugal e na Europa, tendo realçado o caráter “inovador” e o “grande alcance humano” do Programa “Novos Idosos”.

“A Região Autónoma dos Açores alterou o paradigma de cuidar os nossos idosos. Estamos a inovar em Portugal e na Europa”, frisou, afirmando que o programa está a correr “extraordinariamente bem em Ponta Delgada e na Praia da Vitória”, concelhos da primeira fase do projeto. 

“Aqui na Horta, o processo está concluído e, em breve, estará na Lagoa e Vila Franca do Campo”, prosseguiu. 

Artur Lima falava hoje à saída de uma visita à primeira idosa integrada na segunda fase do programa “Novos Idosos”, que se realizou na ilha do Faial.

No dia em que foi publicado o despacho de homologação da lista de ordenação final dos candidatos do concelho da Horta e de todas as deliberações e propostas de Plano Individual de Cuidados, Artur Lima referiu que foram recebidas 63 candidaturas na ilha do Faial e que os 50 idosos admitidos já estão aptos a beneficiar deste programa.

Na ocasião, o governante afirmou que os “Novos Idosos” é um “programa de parceria com as instituições e com as pessoas” com impacto visível junto das famílias, dos idosos apoiados e na criação de emprego qualificado.

“Na Horta, criámos três postos de trabalho de técnicos superiores na instituição e um posto de trabalho para a neta cuidar da avó”, apontou.

A idosa abrangida pelo primeiro contrato de prestação de cuidados da segunda fase do programa “Novos Idosos” apresenta dependência para a realização das atividades da vida diária, tendo-se construído, com a família, um plano que contempla os serviços identificados como mais necessários.

Foi indicado como cuidador domiciliário a sua neta e estabelecido o apoio mensal de 948 euros, para compensação das horas necessárias para os cuidados propostos.

O projeto-piloto na Horta está a ser executado com o apoio da Santa Casa da Misericórdia da Horta, enquanto instituição de enquadramento, e da sua Equipa Técnica Local.

O programa “Novos Idosos”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa implementar uma resposta de proximidade, que permita aos idosos continuarem a viver em casa e na comunidade, ao longo do tempo, com segurança e de forma independente, através da conceção e execução de um Plano Individual de Cuidados (PIC), beneficiando da atribuição de um apoio financeiro mensal de até 948 euros, para assegurar os serviços e auxílios necessários à realização das atividades básicas.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.