ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Concurso literário distingue texto que destaca São Miguel como refúgio de guerra

© Governo dos Açores | Foto: DRCom
694views

O concurso literário “Saudades da Terra” atribuiu uma menção honrosa ao texto “A ilha de São Miguel é exatamente o local para onde apetece voltar”, da autoria de Anzhelika Chyrka, cidadã ucraniana a residir nesta ilha açoriana.

O “Saudades da Terra” foi lançado pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, com o objetivo de promover a interculturalidade e incentivar um maior conhecimento sobre as comunidades imigrantes na Região, através de textos literários escritos na língua materna dos concorrentes.

Nesta edição experimental do concurso, sete textos literários produzidos por imigrantes de diferentes nacionalidades foram submetidos à apreciação do júri, constituído pelo romancista Pedro Almeida Maia, a poetisa Eleonora Marina Duarte e o jornalista Paulo Simões.

O júri deliberou atribuir uma menção honrosa ao referido texto, por se tratar de “uma narrativa emocionante sobre o refúgio da guerra” e por cumprir a ideia de “testemunho à imigração nos Açores”, além de “uma perspetiva pessoal sobre a terra de acolhimento”.

No que diz respeito à atribuição do prémio do concurso, uma viagem para duas pessoas em qualquer rota internacional operada pela SATA, o júri considerou não ter existido produção literária com qualidade adequada, pelo que deliberou, por unanimidade, não premiar nenhum dos textos concorrentes.

Desta forma, a Direção Regional das Comunidades e a sua entidade parceira, a SATA, decidiram que o mesmo prémio fica válido para a segunda edição do concurso literário “Saudades da Terra”, prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.