AGENDA

ATUALIDADE | Agenda. III Encontro Açores/Brasil reúne açordescendentes no Rio de Janeiro

FOTO | GRA
171views

A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove o III Encontro Açores/Brasil no próximo dia 23 de julho, sábado, na cidade do Rio de Janeiro.

O evento reúne, pela primeira vez, os presidentes das Casas dos Açores e os conselheiros da diáspora açoriana que representam os açorianos e açordescendentes dos diferentes estados brasileiros.

Esta iniciativa insere-se no âmbito das comemorações dos 70 anos da fundação da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, a mais antiga do Brasil, e pretende reforçar e dinamizar o relacionamento da região com o seu primeiro destino emigratório e com a sua maior comunidade imigrada.

O Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, preside ao III Encontro Açores/Brasil e ao programa comemorativo do 70.º aniversário da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, em representação do Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.

A sessão plenária decorre com sucessivas intervenções sobre “A presença açoriana hoje e o seu reforço amanhã”, “A emigração recente e as comunidades ancestrais”, “O contributo das Casas e o papel dos Conselheiros” e “A cooperação interestadual e a relação Brasil/Açores”.

Participam nos trabalhos os mais altos representantes das Casas dos Açores do Rio de Janeiro (João Leonardo Soares), de São Paulo (Roberto de Melo Correia), de Santa Catarina (Sérgio Luiz Ferreira), do Rio Grande do Sul (Viviane Peixoto Hunter) e do Maranhão (Paulo Matos), bem como o presidente da nova Casa dos Açores do Estado do Espírito Santo, Nino Moreira Seródio.

O encontro inclui ainda as intervenções dos conselheiros da diáspora açoriana eleitos pelos estados do Rio de Janeiro (Daniel Gonçalves), de São Paulo (José Luís Jacob), de Santa Catarina (Willian Agostinho Marques) e do Rio Grande do Sul (Régis Marques Gomes), além do conselheiro eleito em representação dos restantes estados do Brasil, Aristides Bogéa Bittencourt.

O Presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas, Flávio Martins, é convidado especial deste III Encontro Açores/Brasil, que decorre nas próprias instalações da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, a partir das 16h00, com entrada livre para o público em geral.

O I Encontro realizou-se em outubro de 2021, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, com a participação dos presidentes das Casas dos Açores de Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Maranhão, além da Associação dos Emigrantes Açorianos e do Gabinete de Apoio a Migrantes da CRESAÇOR.

O II Encontro realizou-se em março de 2022, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, com a presença dos conselheiros da diáspora açoriana eleitos pelo Brasil e com a participação da ASIBA – Associação dos Imigrantes Brasileiros nos Açores e da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores.

O programa comemorativo dos 70 anos da Casa dos Açores do Rio de Janeiro compreende ainda uma sessão solene no dia 22 de julho, que inclui uma conferência do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, e um almoço de convívio social com a comunidade açoriana e açordescendente, no dia 24, que integra a apresentação do Grupo Folclórico Padre Tomaz de Borba.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.