ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Açores têm posição geoestratégica relevante num mundo em permanente transição, diz José Manuel Bolieiro

| Fotos: MM
444views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou na noite de segunda-feira a posição geostratégica relevante dos Açores no contexto europeu e mundial, mais a mais numa altura de diversas transições, seja no campo ambiental, da transição energética ou na área digital.

Falando no Fórum Autonómico, que se realizou na Madalena, no Pico, José Manuel Bolieiro advogou, “no ponto mais alto” da Região, ser fundamental “não perder de vista a dimensão e importância dos Açores e da sua autonomia no seu plano nacional e internacional”.

“Precisamos de projetar a nossa qualidade intelectual e não apenas a da geografia e da realidade vivida, isto é, da história, mas também pensar aquilo que é a vivencia que queremos trazer para o nosso futuro e as gerações vindouras”, considerou.

Lembrando que “nada é mais constante que a própria mudança”, o governante assinalou que “o que é uma novidade e uma descoberta impactante de há quatro meses já hoje é anacrónica e ultrapassada por outras que lhe sucederam”.

“Por isso, temos presente a transição e estamos sempre em transição”, sendo necessário utilizar a posição geoestratégica dos Açores e fazer uso de todas as potencialidades do arquipélago, nomeadamente no que diz respeito às novas economias do mar e do espaço.

E concretizou: “Temos de considerar os Açores não como uma abstração, mas uma região definida politicamente”, sendo o Fórum Autonómico palco de reflexão sobre o “conhecimento da realidade efetiva de cada uma das ilhas e das suas potencialidades e fragilidades”.

O professor de Ciência Política da Universidade dos Açores Luís Andrade foi o convidado do terceiro Fórum Autonómico, que se realizou na Madalena do Pico, a propósito da visita estatutária do Governo Regional à ilha.

O especialista em relações internacionais centrou a sua intervenção na nova realidade geopolítica internacional, destacando áreas como a atual política externa dos Estados Unidos da América e analisando também forma como Portugal e os Açores em concreto se têm vindo a posicionar nesta fase.

As repercussões da pandemia de covid-19 neste contexto foram também abordadas pelo docente da Universidade dos Açores, que lembrou ainda o contexto da Base das Lajes e toda a sua importância histórica.

O Fórum Autonómico é um espaço de reflexão sobre a autonomia e desafios da mesma em diferentes áreas de intervenção, com impacto direto na sociedade, economia e bem-estar dos cidadãos Açorianos.

O Governo Regional dos Açores termina hoje a visita estatutária à ilha do Pico.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.