ÚLTIMAS

ATUALIDADE | “18 meses após as enxurradas persistem problemas nas Feteiras”

393views

Sandra Dia Faria salientou, esta terça-feira, que o Governo Regional (PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio da IL e do Chega), “pouco ou nada investiu para prevenir novas enxurradas na freguesia das Feteiras”, semelhantes aquela que provocou pesados estragos no dia 31 de dezembro de 2021.

Cerca de 18 meses após a intempérie, o grupo parlamentar do PS tornou a visitar esta freguesia, verificando que há “grandes preocupações que continuam por resolver”.

“A bacia de retenção que esteve na origem da derrocada de dezembro de 2021, aparentemente não sofreu qualquer intervenção até ao momento, além de que os proprietários e utilizadores dos terrenos não foram contactados pelas entidades responsáveis, nem foram informados sobre intervenções a efetuar, para se criarem condições de segurança para a população”, sublinhou a vice-presidente do GPPS.

A parlamentar do PS frisou que “18 meses depois permanecem nas Feteiras equipamentos que seriam provisórios” e que “continuam a existir, mas que se degradaram e já não garantem a segurança de quem circula”.

Sandra Dias Faria realçou que aquelas enxurradas foram “um acontecimento que deixou marcas na freguesia”, e que, obviamente, enquanto não forem resolvidos os problemas de retenção e escoamento de águas, este será sempre “um fator de preocupação para a população que aqui reside”.

A deputada socialista apontou, ainda, que o Governo Regional continua sem dar respostas ao nível da Habitação. Sandra Dias Faria referia-se, em concreto, ao loteamento que continua sem avançar e que muita falta faz à freguesia e às famílias.

“Estamos a falar de um loteamento para cerca de 32 habitações, para as quais existe grande procura e mobilizar uma resposta urgente do Governo Regional da coligação, dada a oportunidade oferecida pelas verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a qual o Governo não deve deixar passar ao lado”, vincou a socialista.

Sandra Dias Faria destacou ainda a reivindicação da Junta de Freguesia das Feteiras para a reabilitação de uma zona balnear, que “deve ser requalificada para se criar aqui mais um ponto de atração para a freguesia, de modo a dinamizar e tornar esta uma freguesia também mais apetecível”.

“Após o primeiro impacto das enxurradas, em que o próprio Presidente do Governo Regional se comprometeu com respostas efetivas e rápidas, o que verificamos é que, passados 18 meses, nada parece ter sido feito na bacia de retenção de águas nem na ribeira que desagua nesta freguesia, para reduzir os riscos. 18 meses depois, este Governo do PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio da IL e do Chega, esqueceu as Feteiras”, finalizou a vice-presidente do grupo parlamentar do PS, Sandra Dias Faria.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.