ANGRA | Inauguração do Ecocentro da Vila de São Sebastião e da empreitada de remodelação da rede de distribuição de água e pavimentação da Canada do Riadoiro
O Município de Angra do Heroísmo, inaugurou no dia 2 de março de 2023 o Ecocentro da Vila de São Sebastião e a empreitada de remodelação da rede de distribuição de água e pavimentação da Canada do Riadoiro.
A empreitada de remodelação da Canada do Riadoiro teve como objetivo a execução da infraestrutura rodoviária de acesso ao novo Ecocentro da freguesia da Vila de São Sebastião, um dos três, a par do dos Altares que já se encontra em atividade, que ficarão em pleno funcionamento no concelho de Angra do Heroísmo e que permitirá melhorar significativamente a acessibilidade às moradias e demais propriedades que se desenvolvem ao longo desta via municipal.
Os trabalhos desta empreitada incluíram a reabilitação da rede pública de abastecimento de água existente na Canada do Riadoiro, a execução de ramais de ligação para as habitações e demais propriedades e a repavimentação da via municipal, contemplando o prolongamento da faixa de rodagem até à estrutura do Ecocentro, permitindo o acesso de viaturas ao mesmo.
O ecocentro da Vila de São Sebastião é um local aberto às populações, onde estas podem depositar vários tipos de resíduos sólidos, separando-os de acordo com a sua composição, em diferentes contentores.
O objetivo é reduzir a dispersão dos resíduos por espaços públicos, como ribeiras, canadas agrícolas e cerrados, facilitando a colaboração da população, no sentido de separar e encaminhar os resíduos que produz para o sítio correto, promovendo-se o tratamento adequado dos mesmos.
Os Ecocentros do município de Angra do Heroísmo constituem uma forma adicional de potenciar a valorização de materiais recicláveis contidos nos resíduos sólidos, recebendo entre outras, matérias que, pelas suas características, não podem ser abrangidos pelos circuitos normais de recolha. A sua funcionalidade prevê:
– Zonas de circulação e manobra das viaturas ligeiras e pesadas necessárias para a descarga de resíduos por parte dos utentes em contentores metálicos de 18m³ de capacidade/cada;
– A descarga de resíduos pelos utentes através de um acesso para viaturas, de forma a permitir que a deposição se realize de um patamar elevado sobre os contentores metálicos;
– Um pequeno telheiro para acomodar contentores para roupa usada, lâmpadas, pilhas e óleo alimentar usado;
– Vedação do terreno destinado ao Ecocentro em todo o seu perímetro;
– Sinalização rodoviária e informativa das condições de receção e descarga dos resíduos.
CMAH/RÁDIOILHÉU