REGIONAL

AGRICULTURA | Promover os lacticínios açorianos é essencial para o desenvolvimento do setor

282views

 
A deputada do PSD/Açores Vitória Pereira considerou hoje que a promoção dos produtos lácteos da região no exterior é “essencial para o desenvolvimento de um setor que é uma prioridade para a nossa economia”, adiantou.
 
“Nos Açores, produz-se com qualidade, e temos de promover essa qualidade e o seu valor acrescentado de forma eficaz”, referiu a social democrata, numa alusão direta “às características dos nossos produtos, como a sua naturalidade e o bem-estar animal a que estão associados”.
 
A parlamentar entende que assim “se estará a dignificar o esforço dos nossos produtores, que tanto lutam para garantir a qualidade do leite açoriano, face ao aumento dos custos de produção, mas sendo que as indústrias já começam a dar resposta ao aumento do preço do leite pago aos produtores”, realçou.
 
Da mesma forma, destacou que o governo regional “está ao lado da Agricultura, e tem acompanhado de perto as dificuldades que o setor atravessa”, tudo fazendo “para as suprir, firmando compromissos com a fileira do leite de forma a criar liquidez nas explorações agrícolas”.
 
“Este governo vai antecipar para o final de dezembro, o pagamento de 30% do suplemento aos produtores de leite, que normalmente era pago em abril”, frisou igualmente Vitória Pereira, recordando que o executivo “continua a assumir o compromisso de pagar as ajudas à perda de rendimentos do POSEI e do PRORURAL, sem qualquer corte, ou seja, sem rateios”, disse.
 
“É necessário reconhecer e valorizar os produtos regionais. E, para tal, deve haver uma redução das marcas brancas no mercado, de forma a valorizar a Marca Açores, assim como um maior esforço das indústrias na promoção, continuando o trabalho efetuado com a distribuição”, alertou a deputada do PSD/Açores.
 
Vitória Pereira concluiu, frisando que “o trabalho deste governo tem sido eficaz, coerente e com visão de futuro, com vista a uma nova esperança para os jovens agricultores açorianos, que serão o futuro”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.