AGENDA

AGENDA | Sons do Terreiro – Associação Cultural Concurso “Uma Viola na Cidade”

502views

A Sons do Terreiro – Associação Cultural lança o concurso “Uma Viola na Cidade”. O  concurso traduz-se na escolha de propostas para a realização de uma obra, em calçada  portuguesa, alusiva à Viola Terceirense e surge no âmbito das comemorações do “Dia  da Viola da Terra” na ilha Terceira. A obra será colocada, de forma permanente, no  Centro Histórico da Cidade de Angra do Heroísmo. Desta forma, pretende-se  homenagear aquele que é o instrumento musical mais identitário da ilha Terceira e dos  Açores, assim como todos os tocadores e construtores que permitiram que a Viola  Terceirense chegasse aos dias de hoje. Pretende-se ainda promover a envolvência de  diferentes formas de arte, estimulando e divulgando artistas e designers na criação de  um projecto novo, aliado à tradição da calçada portuguesa. 

O concurso conta com três fases distintas, ocorrendo a apresentação e início da divulgação do mesmo a 15 de Março. A entrega de propostas será feita no período entre 15 de Março a 31 de Maio (inclusive), ficando a avaliação das mesmas, pelo júri, para o  mês de Junho. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 1 de Julho. A  

execução da obra estará a cargo da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, prevendo se que a inauguração da mesma possa ocorrer em Outubro, no decorrer da semana  dedicada à Viola, na ilha Terceira. 

O Júri será constituído por sete elementos representando diferentes instituições,  nomeadamente, a Sons do Terreiro – Associação Cultural, Câmara Municipal de Angra  do Heroísmo, Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, Associação de Juventude  Viola da Terra e Miratecarts. 

A equipa ou artista vencedor deste concurso receberá um prémio monetário no valor  de 250€. Apenas será divulgado o nome do participante vencedor, podendo haver a  possibilidade de entrega de Menções Honrosas, se o júri assim decidir.

As propostas (em equipa ou em nome individual) deverão ser entregues, por e-mail, à  Sons do Terreiro – Associação Cultural (concurso.viola.na.cidade@gmail.com). O  regulamento do concurso poderá ser consultado em  https://drive.google.com/file/d/1EFla6FdC_TsCNQzgcIIMwWMs4q3CkOh/view?usp=sharing

Esta iniciativa decorre em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo,  contando ainda com o apoio do Governo Regional dos Açores.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.