AGENDA

AGENDA | São Miguel. Fernando Mota regressa ao Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas com o concerto/instalação “do Princípio do Mundo”

432views

O compositor, artista sonoro e performer Fernando Mota irá atuar, no próximo dia 27 de maio, pelas 18h30, na Blackbox do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

O concerto “do Princípio do Mundo” junta instrumentos musicais experimentais criados a partir de árvores, rochas e outros materiais naturais a um conjunto de pesquisas e técnicas desenvolvidas durante as residências deste projeto, que procuraram gerar música e expressão sonora através da manipulação da água, da terra, do vento e de vários elementos e matérias da natureza.

Este projeto que dá nome ao concerto resulta de uma colaboração entre Fernando Mota e sete fotógrafos, desenvolvido em sete residências artísticas em diferentes regiões de Portugal. Cruza a pesquisa sonora e musical com as artes visuais, resultando numa instalação audiovisual, num concerto e num passeio sonoro em cada um dos locais. As instalações audiovisuais consistem no diálogo entre as imagens e as peças sonoras desenvolvidas a partir dos mesmos elementos naturais de cada local.

Na ilha de São Miguel, Fernando Mota trabalhou com o artista visual Mário Melo Costa. Durante uma semana, em outubro de 2022, recolheram os materiais naturais e os sons que deram origem às imagens e às peças sonoras desta instalação.

A instalação ficará patente na Blackbox entre 27 de maio e 11 de junho.

A 28 de maio, o último domingo do mês trará um passeio sonoro com partida e chegada ao Centro de Artes, orientado por Fernando Mota. Aberto a pessoas com mais de 12 anos, este passeio sonoro é uma caminhada focada em escutar o meio ambiente, sendo o percurso a partitura. À chegada, far-se-á uma visita à instalação do artista.

A entrada para o concerto será de 5€ e o passeio sonoro será de 3€.

ACAC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.