AGENDA

AGENDA | JSD/Açores. Universidade de Verão em décima edição nas Flores e no Corvo

541views

A 10ª edição da Universidade de Verão da JSD/Açores e do PSD/Açores tem início esta quinta-feira (dia 31), nas Flores e no Corvo, apresentando “A próxima década nos Açores” como tema central, e juntando 30 jovens de todo o arquipélago até ao próximo domingo (3 de setembro).

Segundo o líder da JSD/Açores, Luís Raposo, “trata-se de reunir, pela décima vez, a maior escola de formação política e cívica da Região, este ano dando especial importância à descentralização, porquanto estaremos nas ilhas do Grupo Ocidental, Flores e Corvo, decorrendo os trabalhos em ambas e destacando a sua simbiose”, afirmou.

A 10ª Universidade de Verão vai abordar a próxima década nos Açores, “visando áreas como o aprofundamento das autonomias, a fixação dos jovens e a demografia, a ciência e a tecnologia, a saúde e o desporto, o turismo e o desenvolvimento sustentável, os transportes e a mobilidade, bem como as Regiões Ultraperiféricas e a Europa”, referiu.

Para o líder dos jovens social-democratas açorianos, “vão ser três dias importantes de formação, de reflexão política, de partilha e de convívio, juntando os 30 jovens que frequentarão a Universidade de Verão, recordando que a mesma percorreu até hoje sete ilhas dos Açores, e que atingirá um total de 300 formandos no Grupo Ocidental, passando assim por toda a região”, destacou.

A assinalar a 10ª edição vão ser homenageados os presidentes fundadores daquele evento, e que serão reitores do mesmo, no caso Duarte Freitas, ex-presidente do PSD/Açores, e Cláudio Almeida, ex-presidente da JSD/Açores, que lideravam aquelas estruturas em 2014.

Entre os oradores convidados estarão Ricardo Batista Leite, ex-deputado da Assembleia da República e médico; Berta Cabral, ex-líder do PSD/Açores; Diana Duarte, jornalista; João Bruto da Costa, líder do Grupo Parlamentar do PSD/Açores na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores; Paulo Nascimento Cabral, membro da CPR do PSD/Açores; Bruno Belo, dirigente do PSD/Açores; Maurício Toledo, presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo; João Moniz, vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande com o pelouro da Habitação; Marco Andrade, da empresa Sustain Azores; e Sílvio Gonçalves, empreendedor da Aldeia da Cuada.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.