AGENDA

AGENDA | Centro de investigação da Universidade de Coimbra promove congresso internacional para discutir a inovação na área da psicologia

313views

O Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) vai organizar o “IV Congresso Internacional do CINEICC”, entre 29 de março e 1 abril (quarta-feira a sábado), no grande auditório e nos anfiteatros da Unidade Central do Polo III da Universidade de Coimbra (UC).

Dedicado ao tema “Inovações na psicologia básica e aplicada”, o evento científico vai abordar temas como saúde mental, neurociência, avaliação psicológica, personalidade e emoções, psicologia social e política, desenvolvimento infantil e adolescente, psicologia forense ou envelhecimento. Para a docente e investigadora da UC e coordenadora do CINEICC, Maria Cristina Canavarro, este encontro «será uma via verde para a Ciência na Área da Psicologia. Uma opção estratégica do Centro em partilhar, de forma gratuita, a investigação de ponta na área que é realizada no CINEICC, juntamente com a divulgação de investigação de parceiros nacionais e internacionais de referência nas temáticas abordadas».

O Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental é uma unidade de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico da Universidade de Coimbra, «amplamente reconhecido pela excelência do seu trabalho, a nível nacional e internacional», destaca Maria Cristina Canavarro. Atualmente, a produção científica desta unidade de investigação da UC tem-se centrado em dois domínios: em novos formatos acessíveis para a intervenção psicológica breve e em neurociência cognitiva.

No domínio dos formatos mais acessíveis de intervenção psicológica breve, a investigação do CINEICC tem-se centrado no desenvolvimento de ferramentas de e-(mental)health (a aplicação das tecnologias de informação e comunicação à promoção da saúde, nomeadamente da saúde mental). São exemplos da investigação e desenvolvimento nesta área o “eBEfree”, programa para a redução da ingestão compulsiva; o “Be a Mom”, orientado para a prevenção da depressão pós-parto; ou o “iACTwithPain”, para a autorregulação da dor crónica. Recentemente, a partir dos resultados promissores de um programa de intervenção em grupo para tratamento de perturbações emocionais em crianças, teve início o projeto “Detetives das Emoções In-Out”, que pretende avaliar a eficácia daquele programa em formato misto, ou seja, com sessões online e presenciais.

Já no domínio da neurociência cognitiva, o Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental tem consolidado o seu percurso nas vertentes básica (incluindo o mapeamento cerebral, a organização do [re]conhecimento de objetos no cérebro ou a representação neuronal) e aplicada, envolvendo o estudo da neuroplasticidade e da neuromodulação em populações com necessidades especiais. A título de exemplo, o CINEICC acolhe atualmente o “ContentMAP” – projeto português, na área da psicologia, com maior financiamento pelo Conselho Europeu de Investigação –, que visa aperfeiçoar o mapeamento do (re)conhecimento de objetos no cérebro. Os resultados desta investigação em neurociência básica têm resultado no desenvolvimento de programas de intervenção neuropsicológica, como o “REMINDER”, projeto em curso, com o objetivo de reduzir o risco de demência em pessoas com mais de 60 anos, através da promoção da neuroplasticidade. Outro projeto, iniciado este mês, é a ERA CHAIR “CogBooster”, financiada pela Comissão Europeia para capacitar a FPCEUC como um centro de excelência na investigação e no ensino em neurociência cognitiva.

O “IV Congresso Internacional do CINEICC” vai contar com a participação de mais de 500 pessoas (entre estudantes, investigadores e profissionais da psicologia e áreas afins) e com palestras de grandes nomes da psicologia contemporânea, como Alessio Fracasso, Chris Irons, Christine Padesky, David Gillanders, James Kirby, Jessica Fish, Jorge Osma, Thomas Parsons ou Todd Farchione.

UC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.